Brasil

Praia Grande/SC

Nos dias 24 e 25 de Outubro de 2015 fiz um excelente programa de final de semana. Naquela vibe de fazer um passeio curto, fácil acesso,  no estilo bom, bonito e barato…

Fui para Praia Grande/SC com o grupo da Supremma Turismo, de Panambi, organização  impecável das queridas Cláudia e Fabi.

De buzão, saímos com destino a Praia Grande na noite do dia 23 e chegamos no destino ao amanhecer do dia 24. Depois da parada para o café da manhã nos dirigimos à fofinha Pousada Itaimbé, em Praia Grande/SC. O lugar é muito bacana, em meio à natureza. Eles tem cabanas rodeadas por mata nativa, com boa estrutura (leia-se, uma cama confortável e lençóis cheirosos, banheiro limpo com chuveiro que saÍa água em quantidade suficiente, silêncio na hora de dormir, bom café da manhã, e é o que eu preciso nessas horas…), ladeada por trilhas e cachoeiras, tudo bem preservado.

IMG_20151025_075046911
Pousada Itaimbé

Depois de instalados, saímos para fazer a Trilha do Rio do Boi, que é realizada no interior do Cânion Itaimbezinho, com duração estimada de 6 a 8 horas (ida e volta), totalizando 16 km de caminhada. Acompanhados de guia credenciado, seguimos de ônibus até o ponto onde recebemos instruções, colocamos as caneleiras (pra proteger de tombos eventuais) e seguimos, inicialmente pela mata, subidas e descidas. Depois de algum tempo nos aproximamos do rio, seguimos pelo seu leito, caminhando sob as pedras. Depois chegou a hora de atravessar o rio.

IMG_20151024_103716941_HDR-2
Trilha na mata

Nesse ponto, uma observação…

Havia a previsão de atravessarmos o rio cerca de 18 vezes até chegar ao ponto final da trilha, mas como havia chovido muito nos dias anteriores, o nível do rio subiu muito. Então tivemos que abreviar o passeio, e ficamos com somente uma travessia, que, devo dizer, elevou a adrenalina do grupo.

IMG_20151024_120600810_HDR

A correnteza estava realmente muito forte. O que era para ser uma travessia tranquila, com água pelos joelhos, se transformou numa aventura para não ir embora rio abaixo. Quando o guia ponderou, explicando sobre questões de segurança que nos impedia de avançar na trilha, ninguém replicou. Se bem que para mim e para alguns outros, ficou um sentimento de frustração. Um gostinho de quero mais…

IMG_20151024_124325226

IMG_20151024_124828859_HDR

Então, fizemos a caminhada de retorno na trilha e depois seguimos para a pousada. Para compensar, caminhamos na propriedade da pousada. Lugar lindo que vale muito a pena visitar, ou, se puder, passar mais alguns dias em contato com a natureza. O destaque fica por conta da linda cachoeira, onde os mais corajosos não se intimidaram com o frio e entraram na água. Eu não fiz parte desse grupo. Água fria não é comigo!

IMG_20151024_150027441

Depois do banho, chimarrão, conversa e violão com os companheiros do grupo, até a hora de sair para o jantar, às 20:00.

O jantar foi no restaurante “A Casa do Sabor”, um dos melhores restaurantes de Praia Grande, onde degustamos, além de boa comida, algumas variedades da “Grota Bier”, cerveja artesanal produzida pelo proprietário, destacando que é feita com a “água dos cânions”. Depois do dia puxado na trilha, barriga cheia, cervejas, só pela cama na minha cabaninha. E descansar para a trilha do dia seguinte.

No domingo, um bom café da manhã, e depois deslocamos de ônibus até o ponto inicial da trilha no Cânion Malacara, situado no Parque Nacional da Serra Geral. Trilha fácil, tranquila, caminhada pela mata e transposição do rio, algumas vezes, com água pelas canelas, no meio das pedras, até uma piscina natural, onde, novamente, alguns corajosos mergulharam nas águas cristalinas.

 

IMG_20151025_094629699_HDR

Retornamos por volta do meio dia, almoçamos na “A Casa do Sabor”. Depois banho na pousada, check out e retorno para casa.

O tempo neste final de semana não ajudou muito Estava nublado, céu de cara fechada, mas mesmo assim, para o que foi proposto, valeu muito a pena o passeio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s