Essa foi minha primeira viagem internacional, feita no ano de 2012. Quer dizer… Antes dela eu já tinha ido para Buenos Aires, na Argentina e um tour pelo Uruguai, além de vários passeios de final de semana no Paraguai. Mas para nós, que somos gaúchos, passear nos países vizinhos, dos “hermanos”, praticamente não conta como viagem ao exterior. Nos sentimos em casa, como esses países fossem extensão do nosso Estado.


Então, os preparativos para ir à New York incluiu a expedição de passaporte, ir atrás do visto americano, em São Paulo, e muita expectativa!




Fui com o pai de minhas filhas, e um grupo organizado por uma agência de viagens da cidade, a Golden Tur. Como era nossa primeira viagem para a terra dos “gringos”, nos sentimos mais seguros indo num grupo, com tudo organizado (e engessado, é claro).



Mesmo com a organização por parte da agência, que encaminhou guia e tal, eu (como sempre), passei noites, madrugadas, pesquisando sobre a Big Apple. Os lugares imperdíveis, como se locomover, e tal… Tudo anotadinho e impresso.


Com a previsão de permanecer cinco dias na cidade, depois do tradicional city tour, o grupo ficou livre para explorar a cidade. Enquanto a maioria do grupo ficou em torno do hotel, nas lojas de departamentos e tal, e que ficava próximo à Broadway, a Time Square, eu já tinha um roteiro pronto para passeios. Como casal, fizemos alguns, mas depois tivemos a adesão de alguns integrantes do grupo à nossas incursões na metrópole.



Foi assim que conhecemos a Statue of Liberty (Estátua da Liberdade) e visitamos a Ellis Island, que fomos de ferry boat. Também fomos ao Memorial Nacional do 11 de Setembro, local onde ocorreu a queda das torres gêmeas WTC (World Trade Center) e visualizamos a construção das novas torres. Fomos até a ponte do Brookling, ao Central Park, à Catedral St. Patrick, Wall Street, subimos no topo do edifício do Rockefeller Center, para apreciar a vista da cidade, linda… De frente para o Empire State Building. Caminhadas pela Quinta Avenida, olhando vitrines, entrando em lojas…



Tiramos um dia para ir até New Jersey. Fomos de ônibus de linha regular da cidade. Lá fizemos compra no Outlet Jersey Gardens. Claro, voltamos com as malas cheias de compras, roupas, tênis, óculos, eletrônicos, bolsas, brinquedos para as crianças. Mais compras no Century 21, Macy´s, Burlington Coat Factor, Forever 21 e H&M. Aquela coisa de “brazuca” deslumbrado com as novidades americanas…


Depois dessa trip comecei a amadurecer sobre o tipo de viagens que eu gostaria de fazer no futuro. E conclui que não era aquele tipo de viagem que eu queria pra mim. Mas, tudo é amadurecimento e tudo tem seu tempo. E aquela experiência foi importante pra mim também.


Viajar muuiiitas horas dentro de um avião, pra ficar apenas cinco dias numa grande metrópole como New York, com tanta coisa pra ver e passar mais tempo dentro de shoppings do que conhecendo a cidade. Não, definitivamente, eu não era aquele tipo de viajante.

Mas foi válida a experiência. Tudo vale a pena se a alma não é pequena…
Créditos para a edição das fotografias deste post: Elisa Mendes Fotografias
Minha Fan Page = https://www.facebook.com/Elisa-Mendes-Fotografia-1400340960231906/