Dentro da Casinha · Livros

Viajando nos livros

Da mesma forma que adoro viajar, adoro ler. De tudo um pouco. Livros do tipo “tijolão” ou “levinho”, fã de crônicas sobre o cotidiano, poesias, jornais, revistas, até bula de remédio eu curto ler. Livros técnicos sobre uma especialidade já são uma categoria à parte, que não considero lazer, mas obrigação de adquirir o conhecimento, e não é destes que me refiro aqui.

Desde a infância aprecio a leitura. Agora, fazendo uma análise sobre a leitora que sou, me dou conta de que em algumas fases da minha vida eu li mais do que em outras, mas nunca abandonei o hábito. Atualmente, encontro-me numa fase de leitora compulsiva, do tipo que lê dois ou três livros ao mesmo tempo. Não bem termino um, começo outro. Depois retorno à primeira leitura e assim vou.

E interessante constatar que tenho um apego físico com os livros. Brincando, já disse que “empresto meu homem, mas meus livros não”. Para expressar que tenho muito apreço pelos livros que adquiri e que compõe minha biblioteca particular. Não empresto mesmo. Se ao comentar sobre algum título alguma amiga expressa a ideia do empréstimo, já vou logo avisando: não empresto. Mas me prontifico a presentear. E cumpro o prometido. Adoro presentear com livros. E faço dedicatórias que, eu quero crer, são espirituosas…

Muitos já falaram sobre o prazer de ler e seus benefícios. Os livros são fonte de inspiração inesgotáveis, narrando aventuras reais ou imaginárias, que nos fazem, num exercício de imaginação, imergir e entender diferentes culturas. Livros são entretenimento, trazem conhecimento e afastam preconceitos. Expandem nossa mente e estimulam a memória.

E pra quem, como eu, adora viajar, o que pode ser melhor do que quando os próprios livros tem como tema viajar?

Adoro ler relatos que me transportam para os lugares em que se passa a narrativa, através de detalhes sobre a arquitetura dos prédios, das ruas, caminhos e trilhas, descrição da natureza, das pessoas, das sensações. Às vezes dá pra sentir até o cheiro do lugar, dos alimentos preparados, tamanha a riqueza da descrição feita pelo escritor.

E quando termina a leitura dá aquela vontade de sair correndo comprar as passagens para conferir pessoalmente os locais referidos no livro.

É verdade: livros de viagens inspiram viagens…

Outro tipo de livro que curto muito são os guias de viagem. Em livrarias, dispenso um bom tempo nesse setor. Fico folheando, analisando as fotografias internas, a capa colorida e chamativa, imaginando a sensação de estar naqueles lugares, sonhando estar lá. Me dando conta que vi tão pouco e que o mundo é tão vasto…

Então, no meu Blog me proponho a fazer uma listinha dos livros que já li e recomendo e outra dos livros que recebi referências e ainda pretendo ler.

Importante: Os livros  listados aqui no Blog são aquisições da autora e os comentários sobre eles refletem unicamente a opinião pessoal da blogueira. Outras referências são identificadas nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s