Brasil

Rio de Janeiro

Este passeio ao Rio foi muito bacana. Fiz ele aproveitando o feriado de Tiradentes, 21 de Abril. Peguei o vôo no Salgado Filho, em Porto Alegre, na quarta-feira, 20/04, à tardinha, e cheguei no Rio por volta das 22h30min, após uma conexão em São Paulo. Então, foram três dias inteiros no Rio e mais o domingo, dia 24, até o meio-dia, pois retornei à Porto Alegre no vôo das 14h45min.

Planejei esse passeio para fazer com filha Sara, de 10 anos. Seguindo a proposta deste ano, de fazer uma viagem com cada uma das meninas, “brincando de filha única”. Achei que assim eu poderia dar uma atenção especial para cada uma delas, e também ficaria mais tranquilo pra mim. De fato, nossa viagem foi um sucesso! Curtimos muito a cidade e me senti mais próxima de minha filhotinha.

Ao comentar a ideia da viagem acabei conquistando amigas para a viagem, a Carla e a Xanda, que também seguiram para o Rio com seus filhotes. Apesar de estarmos num grupo e de termos feitos alguns programas juntos, não perdi a ideia inicial de focar a atenção na relação com minha filha. Alguns programas, que para mim foram muito especiais, e acredito que para a Sara também, foram feitos à parte, somente por nós duas.

Retornei ao Rio depois de muitos anos. Já havia estado na cidade em outras duas ocasiões no passado. Uma delas com minha mãe, visitando uma prima querida que morava lá, e outra vez com o pai das minhas filhas.

Interessante constatar que, podemos retornar ao mesmo lugar muitas vezes, e a nossa percepção é sempre diferente. Exatamente porque mudamos, nossos sentidos estão aguçados de formas diferentes, nosso estado de espírito é mutável, e a paisagem é sempre nova…

Desta vez nos instalamos muito bem no flat da querida Cássia, no coração de Coapacabana. Dica quentíssima da prima Lu, uma gaúcha “quase carioca”.

DSCN0564
Vista do Bairro de Copacabana, da janela do apartamento.

Já no primeiro dia seguimos em grupo para um tour à Angra dos Reis. Uma viagem puxada, trânsito lento e pesado no feriado de Tiradentes. A van nos levou até o pequeno deck do município de Camorim, onde subimos na escuna para iniciar o passeio. Mas foi subir no barco e admirar a paisagem das ilhas, que esqueci de todo o cansaço para chegar até ali.

IMG_20160421_173337654_HDR

De cara, nadar entre os peixes, como num aquário, na incrível Lagoa Azul. Depois conhecemos as praias de Araça, da Freguesia e de Japariz, em Ilha Grande, onde também almoçamos.

DSCN0578
Final de tarde em uma ilha de Angra.

DSCN0601

Por fim, retornamos à Angra para tomar a van de volta ao Rio. Mas o que ficou foi a paisagem espetacular do sunset no mar. De babar de tão lindo.

Chegamos tarde no Rio, todos mortos de cansaço.

No dia seguinte seguimos em grupo para o Corcovado, onde subimos de bondinho desde a base, no Cosme Velho. A chegada no topo, após escalar muuuiiitos degraus, se acotovelando entre turistas e cariocas, revelou a vista da Cidade Maravilhosa sob muitos ângulos e a visão da gigantesca estátua do Cristo Redentor, de braços abertos, abençoando a cidade e a todos nós.

Realmente, o alto do morro do Corcovado é uma vitrine de 360 graus que mostra a beleza do Rio de Janeiro em todo o seu esplendor. Um panorama hipnótico, de tirar o fôlego, um quadro irresistível…

DSCN0680
Bondinho do Corcovado

DSCN0660

Um calor de derreter, só amenizado na sombra, amenizado pelas cervejas geladas que tomamos sob os guarda-sóis dos quiosques onde nos instalamos. Fizemos as fotos de praxe e descemos o morro.

DSCN0668

IMG_20160422_115046661_HDR

As amigas e seus filhos retornaram para a praia e eu e Sarinha optamos por dar mais umas voltas pela cidade. A ideia inicial era fazer um tour pelo Maracanã, mas tivemos que abortar o passeio ao ser informada pelo taxista que o passeio estava temporariamente suspenso, em virtude do estádio já ter sido entregue ao Comitê Olímpico. Não nos abalamos, e fizemos um breve desvio de rota, nos dirigindo pelas ladeiras do Bairro de Santa Tereza.

Descendo do táxi escolhemos um restaurante para almoçar. Uma excelente opção foi o Cafecito, instalado numa antiga casa, de pé direito alto, com ambientes em vários níveis, local muito agradável, com árvores frondosas. Optei pelo menu gourmet, eis que o restô participava da Semana de Gastronomia da Cidade. Muito bom!

Feito o pit stop, encaramos um transporte público para ir ao centro da cidade. Lá, paradinha para fotos dos Arcos da Lapa e na sequência Escadaria Selarón. Feito a visita, retornamos de táxi para encontrar a turma na praia, que curtimos até de noite, embaladas pelo som ao vivo do quiosque, cerveja gelada e petiscos.

DSCN0714

IMG_20160422_161217884_HDR
Arcos da Lapa

No sábado de manhã fomos visitar o Pão de Açúcar. Mais uma overdose de paisagens lindas do Rio, calor infernal e gente, muita gente. Isto que é baixa temporada. Na verdade, acho que o turismo no Rio bomba o ano inteiro, mas no verão, no Carnaval, deve ser uma loucura mesmo.

DSCN0737

DSCN0750

Já quase meio-dia a turma preferiu curtir a praia. Eu e Sara seguimos de táxi, curtindo o visual do Aterro do Flamengo, Urca, até o centro. Lá visitamos o Museu de Arte do Rio e vistão para a ponte Rio/Niterói e o Museu do Amanhã. Queria ter feito um tour dentro do Museu do Amanhã, mas como não tinha comprado ingressos antecipadamente, pela net, e as filas eram quilométricas em frente as bilheterias, desisti. Fica para a próxima.

DSCN0757
Vista do Museu do Amanhã
DSCN0777
Museu de Arte do Rio

Então, eu e Sara conferimos os produtos vendidos na feirinha que fica na Praça Mauá, compramos lembrancinhas para o pessoal de casa, e comemos hamburguers dos food truck instaladas nos degraus de um prédio, bem à sombra.

Depois de dar um tempo por ali, seguimos de táxi até a Confeitaria Colombo. Lindo lugar. Fiquei contente em ter tirado um tempo para conhecer. Fiquei encantada com os enormes espelhos, os móveis antigos, o astral do lugar. E é claro, pelas delícias, pelos doces. Tascamos umas bombas de chocolate para reenergizar.

DSCN0789
Interior da Confeitaria Colombo

Feito os passeios, retornamos para a praia para curtir o restinho do dia com o grupo.

No domingo, último dia de nossa estada no Rio, eu já havia reservado para um passeio na Lagoa Rodrigo de Freitas. Enquanto as amigas rumavam para a praia, às 9h30min da manhã eu e a Sara já estávamos chegando no Parque dos Patins. Escolhemos nossas bikes de aluguel e nos colocamos a pedalar.

DSCN0792

Que dia feliz… Um cenário lindo, céu azul, calor ainda suportável da manhã, e a vista da lagoa, o Corcovado, e lá encima o Cristo de braços abertos. Me senti abençoada em estar ali, naquele lugar lindo, na companhia de minha filha.

DSCN0801

Usamos em torno de uma hora para fazer a volta em torno da lagoa, pedalando nossas bikes. Várias paradas para fotos, água, conversas, comentários sobre a paisagem.

Quando devolvemos as bicicletas já vimos o trabalho de um casal, proprietário do atelier “Alegria de Pintar”, que disponibilizava cavalete, tintas e todo o material necessário para as crianças pintarem suas aquarelas, protegidos pela sombra de uma frondosa árvore. Fiquei mais de uma hora ali, aguardando a Sara pintar sua tela. Como disse o organizador do espaço, “o tempo é do artista”. Tasquei-lhe uma tapioca enquanto aguardava minha artista trabalhar em sua obra, de papo com o querido casal. A-do-rei!

IMG_20160424_103242388

Pena ter que sair dali, pois ainda tínhamos que retornar para o flat para almoçar, tomar banho e fechar as malas. E assim foi.

Às 13h30min já rumávamos para o Santos Dumont para tomarmos nosso vôo de volta para casa. Chegamos em Porto Alegre tranquilamente às 18hs. Depois mais de cinco horas dirigindo até que, enfim, chegamos em casa.

Voltei renovada pelas ótimas energias do Rio. Ficou na lembrança momentos deliciosos passados na Cidade Maravilhosa. E muito desejo de retornar. Com mais tempo e com toda a família, as três filhas e minha mãe.

Feliz por ter tido esse momento especial com minha filha Sara. Agora, bora organizar o passeio da Sofia e da Isa, porque a cobrança é grande.

 

Anúncios

5 comentários em “Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s