Brasil

Foz do Iguaçu/PR – Cataratas do Iguaçu

Esse passeio rolou no Feriado de Finados de 2015. Naquela vibe de aproveitar os feriados para escapar da cidade, viajar. Eu e meu “trio ternurinha” seguimos pelas rutas argentinas, por 275 quilômetros, à bordo de nossa valente Spin/Chevrolet, após termos atravessado de balsa o Rio Uruguai no pequeno município gaúcho de Porto Mauá.

Eu já havia estado em Foz muitas vezes, atraída pelas compras em Ciudad del Este, no Paraguai, ainda quando a cotação do dólar motivava a empreitada. Tenho histórias ótimas sobre os passeios ao Paraguai, na companhia de amigas, para fazer compras. Eu encarava entrar no Paraguai de carro, nos hospedávamos em hoteizinhos baratos em Ciudad, tudo para poupar a grana destinada às compras.

E lembro também que cada retorno pela Argentina era uma aventura. Sempre com novas histórias, que incluíam dificuldades para nos entendermos com a “policía” argentina, a extorsão dos hermanos, a expectativa sobre a passagem pela aduana, a ginástica mental para computar o tempo de viagem, com receio de perder a última balsa em Alba Posse, para acessar o Brasil. Tudo regado a muito chimarrão, lanchinhos, conversas e risadas.

Bom, essa viagem foi diferente porque fui acompanhada de minhas filhas, com o objetivo de apresentar a elas as Cataratas do Iguaçu, consideradas Patrimônio Natural da Humanidade.

Eu já havia visitado o Parque das Cataratas outras duas vezes, em circunstâncias e momentos diferentes da minha vida. Engraçado isso… Como o nosso olhar sobre a mesma paisagem muda dependendo da nossa percepção na fase em que estamos vivendo.

Mas enfim, fiz a reserva via Booking no ótimo Hotel Panorama e encarei a viagem até Foz do Iguaçu, que transcorreu tranquilamente.

O Hotel Panorama Foz é um hotel confortável, bons quartos, café da manhã variado, um bom restaurante. E tendo crianças como companhia, como foi o meu caso, o fato de ter ao lado do hotel o Parque Aquático Acquamania é uma qualidade muito importante. Estava quente no feriado, e já na tarde em que chegamos as crianças quiseram curtir os brinquedos do Parque. Achei o parque aquático ok, estrutura razoável, evitando-se, é claro, uma comparação com, por exemplo, o Beach Park, em Fortaleza. Para conhecer o Acquamania acesse http://www.acquamaniafoz.com.

img_20151030_165052051_hdr

Outra coisa bacana que fez com que eu me decidisse por esse hotel foi sua localização. A 10 minutos da fronteira com a Argentina, instalado na Avenida das Cataratas, já no acesso ao Parque Nacional, que fica na sequência, a cerca de 6 km, facilitou muito a minha vida de mãe, motorista, acompanhada de três crianças.

No dia seguinte, após um bom café no hotel,  fomos enfim, passear nas Cataratas. O carro ficou no estacionamento do receptivo. De lá subimos no ônibus de dois andares que leva os visitantes pelo caminho asfaltado, através do Parque Nacional do Iguaçu até as Cataratas. O trajeto é muito bonito, sombreado pelas árvores nativas da Mata Atlântica, e o ônibus vai fazendo algumas paradas para os visitantes acessarem as trilhas existentes no Parque. Quando então chegamos ao ponto final do passeio, vi expressões de assombro no rosto das meninas diante da magnitude das quedas d’água. O nível do rio estava alto, em virtudes das chuvas que caíram nos dias anteriores, e a água descia com uma força e um volume impressionante.

Todas as informações sobre o acesso ao Parque, valores dos ingressos, horários de funcionamento, estão no site oficial http://www.cataratasdoiguacu.com.br/ .

Encaramos muitos degraus para descer até a base, nas passarelas, onde chegamos bem pertinho das quedas, e nos encharcamos com o chuvisqueiro produzido por elas. Não tínhamos levado capas de chuva e nem roupa para trocar. O jeito foi nos secarmos, do jeito que deu, com uma toalha que eu trazia na mochila e curtir o lugar assim mesmo.

O tempo, que estava encoberto cedo da manhã, abriu, mostrando rasgos de um céu azul e um calor úmido dominou o dia.

Ficamos um tempo por ali, fotografando os quatis, que circulam livremente entre os turistas, atrás de comida. Depois de lancharmos, ingressamos no ônibus novamente para retornar ao estacionamento e pegar o carro.

Ainda não conheço o Parque Nacional Iguazú, ou seja, as Cataratas pelo lado argentino. Sei que o Parque argentino é bem bacana. Dizem até que lá as imagens das quedas são mais impressionantes ainda. Pretendo conhecê-lo na próxima viagem para Foz.

Na sequência fomos conhecer o Parque das Aves, que fica localizado praticamente em frente ao receptivo do Parque Nacional de Iguaçu. São 16, 5 hectares de Mata Atlântica conservada, para ser o habitat das aves. Além das aves, cerca de 140 espécies, 1.100 animais, o Parque também apresenta uma demonstração da flora da região bem legal, como bromélias, begônias, orquídeas. Informações sobre o Parque das Aves acesse http://www.parquedasaves.com.br/

img_20151101_130402304_hdr

Como não havíamos comprado o ingresso antecipadamente, rolou uma fila de cerca de uns 45 minutos até que pudemos acessar o parque, embaixo de um sol escaldante.

img_20151101_130513720_hdr

Os viveiros de imersão, onde ficamos num ambiente cercado, junto com as aves, que voavam de um lado para o outro, fazendo-nos sentir o bater de suas asas bem próximo a nossas cabeças, foi uma experiência única.

O colorido das araras e dos tucanos, a elegância dos flamingos, a beleza das plantas nativas… tudo encantou a mim e as meninas.

Voltamos para o hotel cansadas, mas as meninas, sempre animadas, ainda quiseram curtir a piscina do hotel. Eu aproveitei meu chimarrão, passeando no jardim, curtindo o sol, num lindo fim de tarde.

No dia seguinte saímos do hotel para conhecer o Museu de Cera. Para informações acesse o site http://www.dreamland.com.br/c/foz-do-iguacu/. Localizado também na Avenida das Cataratas, próximo ao hotel. Em anexo ao Museu fica o Vale dos Dinossauros, que também visitamos.   Site oficial http://www.valedinossauros.com.br/c/foz-do-iguacu/ . Assim… destinado às crianças, elas curtiram.

img_20151101_110339377_hdr

Bem em frente ao Museu de Cera havia um food truck. O American Food Truck, instalado num Dodge Coen 1951. Confere aqui: https://www.facebook.com/americanftruck/ Era o primeiro dia de funcionamento dele. Ali foi o nosso almoço num lindo domingo de sol: hamburguers e batata-frita com refrigerantes. Comemos à sombra de frondosas árvores. Momento bacana!

img_20151101_104009434_hdr

À tarde rolou mais brincadeiras no Acquamania e depois na piscina do hotel. À noite batemos perna e jantamos no Cataratas JL Shopping .

O dia seguinte foi reservado para a viagem de volta para casa, pelo mesmo trajeto, via Argentina. Bem tranquilo.

Mais um passeio “família” com minhas filhas. Eis minha missão: apresentar o mundo, ao vivo e à cores, para elas. Então… simbora!