Brasil

São Paulo/SP – Tour na Capital Paulista

Seguindo a proposta de “brincar de filha única”, ou seja, uma viagem com cada uma das meninas, eu e a Sofia partimos para a capital paulista, aproveitando o feriado estadual do 20 de setembro. Vale lembrar que foi ela mesma que escolheu o destino, assim como aconteceu com a Sara, durante nossa viagem ao Rio de Janeiro no último mês de abril. O relato sobre esta viagem ao Rio está aqui Rio de Janeiro.

Ao falar sobre os planos de viagem para a capital paulista, escutei comentários do tipo “porque escolher São Paulo como destino de férias com uma criança?” ou “o que haveria de interessante para uma criança numa metrópole como São Paulo?”

Bem.. a verdade é que foi uma delícia passear com a Sofia em São Paulo. Nos divertimos muito e havia muita coisa para fazer, mas é claro que não houve tempo suficiente para irmos a todos os lugares que pretendíamos.

Chegamos em SP pelo aeroporto de Congonhas na sexta-feira, 16/09, por volta das 22 hs. O hostel escolhido foi o São Paulo Lodge, que encontrei xeretando no Booking. Adorei o lugar! Próximo do aeroporto de Congonhas, na Vila Mariana, o que barateou os valores pagos ao táxi, a dois quarteirões da estação de metrô Vila Mariana. Um supermercado em frente, um Mac Donalds bem pertinho… ou seja, ótimo custo benefício.

img_20160917_082905356

Confira mais sobre o excelente hostel no site http://saopaulolodge.com/

Logo na chegada o recepcionista, vendo que eu estava acompanhada de uma criança, propôs a troca das acomodações, inicialmente reservadas para o quarto coletivo feminino, por um quarto privado, pelo mesmo valor. Achei super atencioso e claro que aceitei.

A decoração do hostel é bacana, cores agradáveis, de bom gosto. O ambiente é limpo, roupas de cama asseadas, tudo muito caprichado. Café da manhã gostoso, com frutas, pães, bolo…

img_20160917_075710144

A equipe dos funcionários é muito prestativa, são discretos, regidos pelo simpático proprietário Ali. O Ali até nos ofereceu uma carona para acompanhá-lo  e sua família em compras no Bom Retiro. Agradeci o convite, mas recusei, porque a Sofia já havia programado a pernada pela 25 de Março.

O quarto onde nos instalamos, num anexo nos fundos do prédio, era muito tranquilo e silencioso. Banheiro amplo e limpo, tudo certinho. Escolha acertada à respeito do hostel.

img_20160917_083530968

Tive tranquilidade para preparar meu chimarrão diário pela manhã e à tardinha, na cozinha coletiva, e depois sorvei curtindo o jardim interno e a sala de convivência.

img_20160917_075555080

O São Paulo Lodge é muito diferente dos hostels onde fiquei anteriormente, principalmente pelo clima tranquilão e familiar. As pessoas que estavam hospedadas ali vieram à São Paulo para tratar de negócios, cursos, estudos, ou para resolver questões burocráticas pessoais. Eram poucas as pessoas que estavam simplesmente à passeio. Os estrangeiros também eram raros.

Cansadas da viagem, buscamos um lanche no Mac Donalds e depois dormimos muito bem no nosso quarto privado.

No sábado, após o café, partimos de metrô para o centro de São Paulo, até a estação São Bento.E dá-lhe pernada pela 25 de Março e arredores! Piramos nas centenas de lojinhas de bijuterias.

Algumas sacolinhas depois, fomos almoçar no tradicional Café Giordino https://www.facebook.com/CafeGirondino/ com vista para o Largo de São Bento. Antes de almoçarmos visitamos a Igreja de São Bento. Fiquei com muita vontade de ir à missa ali para escutar os cantos gregorianos, que ocorrem todos os dias, às 10 hs. Mas como a viagem era da Sofia e ela não demonstrou animação nenhuma para esse programa, adiei para uma próxima “trip alone”.

Em frente ao Largo se apresentava, cantando com seu violão, a ótima cantora  Lílian Jardim https://www.facebook.com/LilianJardimOficial/?fref=ts . Almoçar ao som de MPB e pop rock foi uma delícia. É claro que comprei um CD dela.

img_20160917_124238939

Depois do almoço caminhamos até o Pateo do Collegio http://www.pateodocollegio.com.br/. O pátio é um sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta e outros padres jesuítas, a pedido de Portugal e da Companhia de Jesus, estabeleceu um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.

img_20160917_133116179

Eu e a Sofia visitamos as salas do museu, com peças de arte sacras, a pia batismal, mostras de artesanato indígena, além de objetos, batinas, que pertenceram a José de Anchieta. Também visitamos a cripta da Igreja e descansamos no jardim do complexo, após meu merecido cafezinho na cafeteria do local.

img_20160917_142617722

Como a Sofia queria muito conhecer uma loja de decoração que ela havia descoberto na net, a Arte Moderna Retrô, https://artemodernaretro.com.br/, munidas do endereço, fomos até lá. Descemos numa estação e encontramos a rua onde fica a loja. Como a numeração era alta, pegamos um ônibus. O cobrador era gente fina, que nem quis cobrar nossa passagem e nos deixou pertinho da loja.

img_20160917_153344693_hdr

A Sofia pirou na loja. Muitos móveis e molduras coloridas, espelhos, porta retratos, objetos de decoração, quadros. Fez muitas fotos, estava maravilhada. No final, levou na sacola um porta retratos e um espelho, com molduras coloridas. Pensa numa menina feliz!

Eu adorei uma lojinha instalada em frente à Arte Moderna, a Santa Graça http://www.santagracastg.com.br/. Artigos religiosos, artesanato, roupas, acessórios, objetos de decoração, tudo muito fofo e feito no atelier anexado à loja.

Já era finalzinho da tarde quando retornamos exaustas para o hostel. Aí foi a hora do chimarrão, do descanso. Sofia curtiu muito nossa nova amiga Jane, a querida amazonense que conhecemos no hostel.

Estando em São Paulo num sábado, à noite, é claro que não poderíamos ficar mofando no hostel, né. Então fomos conhecer o badalado Restaurante Skye http://www.hotelunique.com.br/restaurante-bar-skye-hotel-unique-sao-paulo-jardins-pt.html, que fica no topo do Hotel Unique. Uma corridinha rápida de táxi e já estávamos lá.

blta_hotel_unique_sp_piscina_alta-1
Fotinho da net, porque as fotos que eu fiz não ficaram boas…

Gente, o lugar é muito top! Alto astral, no maior clima balada. E com uma vista sensacional da cidade. Ficamos um tempo ali, curtindo o lugar e a vista, mas não nos animamos com o menu. Quando a fome apertou mesmo  fiz uma rápida consulta sobre os restaurantes da região e me decidi por uma autêntica cantina italiana, disposta a me atirar nas massas e vinhos: o II Sogno di Anarello, na Vila Mariana .

img_20160917_202028215

Adorei o lugar, a decoração, o clima de cantina italiana. E principalmente a comida, claro. Foi difícil decidir entre tantas opções de massas, carnes, mas enfim, comi até me empanturrar uma lasanha à romanesca, acompanhada de um cabernet savignon chileno. Sofia ficou no espaguete “água e sal”  e batata frita. Tstststs…

Retornando ao hostel, dormi “nos braços do Deus Dionísio”, feito um anjo…

No domingo, como sempre, acordei cedinho e fui tomar meu chimarrão, enquanto minha Bela Adormecida repousava. Depois do café, tomamos um táxi até o Parque do Ibirapuera http://www.parqueibirapuera.org/, que fica próximo ao hostel.

img_20160918_094954182-copia

Ocorria uma rústica por lá e o parque estava mais agitado do que o normal. Alugamos nossas bikes e partimos pelas alamedas. O dia estava lindo, ensolarado. Fizemos uma pausa para água de côco, descansar as pernas do pedal, e depois continuamos.

img_20160918_090345875_hdr-copia

img_20160918_091630483_hdr-copia

Encerrado o passeio pelo Ibirapuera, novamente pegamos um táxi até a estação de metrô Ana Rosa, e de lá fomos de metrô até a estação Trianon/MASP.

Encontramos a Avenida Paulista fechada para o trânsito (como ocorre em todos os domingos) e repleta de artistas de rua, artesãos, músicos, pessoas se exercitando, andando de bike, skate, uma efervescência adorável. Tudo tendo como moldura um céu lindo, sol e temperatura acima dos 30 graus.

img_20160918_101209037_hdr-copia

De cara fomos conhecer o MASP http://masp.art.br/masp2010/, onde havia uma exposição do pintor brasileiro Portinari, além do acervo do museu e outras exposições, e a apresentação da orquestra. Foi muito legal. A Sofia foi muito parceira para me acompanhar nos quatro andares do museu, observando tudo com interesse. Uma querida! Eu fiquei encantada com o acervo do MASP.

img_20160918_102123676_hdr-copia

O MASP é considerado hoje o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje.

img_20160918_105706497
Exposição Portinari Popular

São destaques da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana.

Os retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, as Alegorias das Quatro Estações de Delacroix e as pinturas de Renoir, Monet, Manet , Cézanne, Toulouse-Lautrec e também as de Van Gogh, Gauguin e Modigliani registram a importância da arte produzida na França, presentes na Coleção.

O MASP também possui a coleção completa de 73 esculturas de Edgar Degas, além de 3 pinturas do artista.
A Arte Espanhola está representada por El Greco, Goya, Velázquez, e a Arte Inglesa por Gainsborough, Reynolds, Constable e Turner, entre outros. Dentre os flamengos, citamos Rembrandt, Frans Hals, Cranach e Memling e o tríptico de autoria de Jan Van Dornicke.

Na Arte das Américas marcam presença Calder, Torres Garcia, Diego Rivera e Siqueiros, dentre os muitos artistas brasileiros, Almeida Junior, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho.
Fazem parte do acervo também núcleos de: Arqueologia, Esculturas, Desenhos, Gravuras, Fotografias, Maiólicas (cerâmicas italianas dos séculos XIV ao XI), além de Tapeçarias, Vestuário e Design.

A convite do “Musèe d’Orsay” o MASP integra desde 2008, o “Clube dos 19”, que congrega os 19 museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte européia do século XIX, como o Musèe d´Orsay, The Art Institute de Chicago, Metropolitan de Nova York, entre outros.

Ou seja, a-m-e-i!! Eu poderia ter ficado o dia inteiro somente no MASP, inclusive na feira de antiguidades que ocorre no vão livre do prédio, mas tive que considerar que o passeio era da Sofia, né. Então, fomos adiante.

img_20160918_113932731_hdr

Almoçamos num restaurante bem em frente ao MASP e ficamos acompanhando a movimentação da rua. Concluído o almoço, seguimos mais em frente, até o Conjunto Nacional, para conhecer a Livraria Cultura. Gente, pirei com tantos livros, a cafeteria, os CD´s… outro lugar onde eu poderia passar muuuiiitaas horas dentro.

img_20160918_141328797

Saindo da Cultura, fomos dar umas xeretadas num shopping que há na frente do Conjunto Nacional, comer sorvete, e comprar coisinhas de meninas.

Estava agendado um show gratuito com uma banda que faria um tributo ao ABBA, em frente ao prédio da FIESP. Eu estava super empolgada com o evento, que infelizmente foi cancelado, em virtude de manifestações na Paulista. Que pena…

img_20160918_152105692_hdr

Pra compensar a ausência do show de música, fomos até o Espaço Itaú, onde havia uma exposição sobre o sambista e compositor Cartola chamada “Ocupação Cartola”. Muito bacana, com fotos do artista, vídeos, depoimentos, e músicas, claro.

img_20160918_160445605

Depois deste dia intenso, só nos restou encarar o metrô e retornar ao hostel. Aí foi a hora do meu chimarrão, depois fui ao supermercado comprar pizza, que assei no forno da cozinha do hostel e enfim… desabamos na cama, exaustas.

Na segunda-feira de manhã fomos conhecer o Aquário de São Paulo http://www.aquariodesaopaulo.com.br/. Neste passeio tivemos a companhia da nova amiga Jane, uma querida, super pacienciosa com a Sofia. Foi muito legal. Um ótimo programa, tanto para crianças como para adultos. Naquele momento bateu o sentimento tipo “por que não trouxe as outras filhas pra ver esse lugar tão bacana?”, mas este era o momento da Sofia.

img_20160919_113203805

O Aquário é enorme e tem muitos animais interessantes, de todos os continentes. Chamou nossa atenção especialmente o tanque com os tubarões, o casal de ursos polares – o Peregrino e a Aurora –  e o casal de coalas- Rei Billy e Princesa Julie – recém chegados. Uns fofos!

img_20160919_114427350

Como era segunda-feira e havia ingressos promocionais, o local estava cheio de estudantes, acompanhados das professoras. Muito barulho e agitação de crianças, mas ok. Os funcionários do Aquário, bem treinados, iam explicando e interagindo com a meninada. Show!

Do Aquário seguimos de metrô até à Paulista, onde almoçamos no Shopping Cidade de São Paulo, conferimos as vitrines e lojas, fizemos mais umas comprinhas. À tardinha retornamos ao hostel para descansar e organizar as malas.

Na terça-feira, por volta das 6hs 30 min, pegamos um táxi até Congonhas, de onde nosso vôo partiu para Porto Alegre às 8hs 30min. Tudo tranquilo, tudo certinho. Já na nossa Capital dos gaúchos pegamos o carro e encaramos mais cinco horas de estrada até nossa casa.

Resumo da viagem: Claro que eu já tinha ido à São Paulo várias vezes. Fui tirar o visto americano, fui fazer negócios, resolver pendências, fazer compras. Conexão em aeroportos nem conta, óbvio.

Mas esta experiência foi pra confirmar que o diferencial nas viagens são as pessoas. Ter feito esta viagem na companhia de minha filha, apresentar a ela um pedacinho pequeninho dessa metrópole, ter vivido momentos especiais ao lado dela, foi muito especial para mim. Acredito que também tenha sido para ela. As paisagens, os museus, os programas na cidade, são bacanas, mas o que importa mesmo são as pessoas com as quais interagimos e o afeto que trocamos. Só pra constar…

 

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários em “São Paulo/SP – Tour na Capital Paulista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s