Fora do Caminho

Levo comigo só o essencial… A mochila

A duas semanas da partida, a definição de algumas  questões práticas se impõem. Entre elas, os itens que irão compor minha mochila é uma das mais importantes. Pois afinal, será tudo o que eu terei à disposição por mais de trinta dias. E detalhe: carregarei nas costas por mais de 800 quilômetros!

Lembrando que a recomendação unânime nos relatos dos peregrinos é de que o peso total da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal, incluindo-se aí as garrafas de água e os lanches do dia. No meu caso, a mochila não deve ultrapassar 6 kg. Na verdade, pretendo ficar abaixo desse limite, considerando que muito provavelmente farei compras de algumas lembrancinhas (diminutas, claro) e terei que carregá-las.

Depois de muitas leituras em blogs, sites e livros, defini que levarei alguns poucos itens de casa, aqui do Brasil. A maior parte deles vou comprar na chegada em Pamplona, na Espanha, na loja da Decathlon. Estou reservando uma manhã na cidade para tais compras, munida de uma listinha bem enxuta.

DSCN3928-2
A Credencial del Peregrino e o Passaporte, claro…

Por ora, essa é a lista do que vai estar na mochila, durante a peregrinação no Caminho de Santiago (obviamente que podem ocorrer alterações, desde já aceito sugestões…) :

Esses itens vou levar de casa:

  • camisetão (para fazer as vezes de camisola);
  • tênis (foi difícil a decisão entre o tênis e a bota de caminhada, mas enfim…);
  • kit de cuidados e higiene pessoal – protetor solar, hidratante spray líquido para o rosto, hidratante corporal, lenço umedecido, escova e creme dental, pente, talco antisséptico para os pés, sabonete, xampú e condicionador de cabelo, cortador de unha, pinça, lixa de unha, desodorante, perfume, sabonete, bucha vegetal;
  • kit de beleza (vaidade em porção micro) – pó facial, rímel e batonzinho;
  • sabão e alfinetes para prender roupas;
  • lenço/protetor de pescoço;
  • chapéu;
  • canga;
  • kit medicamentos: gel para massagem, para dores musculares, relaxante muscular, analgésicos, pomada para picada de insetos, vaselina e vick vaporub para prevenir bolhas e calos, pomada bepantol para os lábios;
  • toalha de banho tipo dry fit;
  • sandália rasteirinha (para me sentir uma pessoa normal nos passeios nas cidades);
  • dois tops;
  • tapa olho (para ignorar a luz acesa no quarto coletivo) e tampões de ouvido (para um sono sem a sinfonia dos roncos dos outros peregrinos) .

Lista de compras para Decathlon, Pamplona:

  • saco de dormir com temperatura de transição de 5°C;
  • capa de chuva tipo camelo (cobre também a mochila);
  • papete (tipo uma sandália de caminhada);
  • dois bastões de caminhada (sticks);
  • roupas: três underwear, uma legging, uma calça/bermuda, duas camisetas de manga curta, uma camiseta regata cavada, uma camiseta de manga longa, tecido tipo Dry Fit, um casaco corta vento, três pares de meias tipo Coolmax, dois short/saia;
  • canivete;
  • pochete/porta documentos contendo o meu passaporte, a Credencial de Peregrino (ACASARGS me forneceu), algumas anotações/folders, dinheiro e o cartão de crédito.

Por fim, não listados, mas indispensáveis para mim – um quilo de erva mate, cuia, bomba e garrafa térmica – para o chimarrão desta gaúcha viciada. Acho que minha mochila está bem “enxuta” e para garantir meu chimarrão diário, me disponho a carregar o peso desses apetrechos tipicamente gaúchos. Então…vou matear no Caminho!

DSCN3938

Claro que o item mais importante não vai na mochila, mas seguirá bem guardado no coração: a Felicidade de estar fazendo a peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela.

Ultreia!

DSCN3934-2
Minha Credencial, novinha em folha, ansiosa para preencher com os selos do Caminho

 

 

 

 

9 comentários em “Levo comigo só o essencial… A mochila

  1. Joce! No campo do exército (claro q muito menos bonito, mas bastante cansativo) usávamos hipoglós para locais onde pode ter assadura, como meio das pernas, a bota, onde machuca! Senti falta também do fio dental😜! E colocávamos as coisas dentro de sacos e tirávamos todo o ar, é incrível mas cabe bem mais coisas e deixando bem fechado, não molha nem com chuva e nem com água!!! Boa viagem, vai ser d+

    Curtir

  2. Joice te encontro amanhã na reuniao antes de partires mas por minha experiência ja estás com 10 kilos hehehe. A lista está otima as roupas atuais sao leves. A Decatlhon é tudo de bom. Adoro comprar lá.
    Buen Camino

    Curtir

  3. Menina, adorei teus relatos. Coincidentemente tenho planos de partir em 20-05-18 e também levarei meu mate. Adorei a dica do Stopover, pois planejo 40 dias na Europa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s