Fora do Caminho

Hasta Luego… A mística da despedida

20170511_232342

Aprendi com minha amiga Íris Campos que é bacana as coisas terem uma “mística”. Como psicóloga que é, estudiosa do comportamento humano, me explicou que num evento qualquer, além das palavras, da eventual formalidade, tem que ter um “que a mais”, um detalhe, uma simbologia, uma representação de algum tipo de arte, de intervenção, que introduza e transmita a ideia do momento.

Concluí então que adoro a mística das coisas. Especialmente quando elas acontecem de forma graciosa, que nos enleva, que nos enobrece enquanto seres humanos.

Fiz toda esta introdução para contar que a dez dias de minha partida para a Espanha, resolvi reunir algumas amigas queridas, em uma confraternização no meu apartamento. A proposta era dizer um “até logo”, uma troca de carinho, de afeto, entre pessoas que se gostam, que tem afinidades.

Unido a este propósito eu também pretendia aproximar minhas filhas de minhas amigas. Passar para elas a ideia de que, embora a mãe vá estar distante fisicamente, as amigas da mãe estarão por perto, para ajudar no que elas precisarem. Especialmente para preencher os momentos em que a saudade bater mais forte nas pequenas.

Claro que nem todas as convidadas puderam comparecer, pois tinham outros compromissos. Mas as 27 presentes representaram muitíssimo bem o sentimento de amizade e companheirismo que nos une.

Então, gente…aconteceu uma noite mágica…

O agito da mulherada rolava solto, regado a bebidinhas para acompanhar o rodízio de pizzas. Eu já tinha discursado (e chorado, óbvio), ouvido a fala da “representante” das amigas, minha amiga/irmã Carla, que como sempre, me leva às lágrimas. Enfim, já tinha dado como encerradas as emoções da noite.

Então a amiga Íris propôs uma dinâmica (bem coisa de psicóloga…adoro!), junto com a Adri, que achei sensacional. Apareceram com uma linha de nylon e contas de diversos tamanhos e formas, dentro de um saquinho, de onde cada uma das amigas retirou uma pecinha. Em seguida, cada uma das presentes, após uma fala carinhosa e emocionada, encaixou a continha no fio. Resultado: formou-se um pequeno colar, que levarei preso na mochila, simbolizando que todas as amigas seguirão comigo pelo Caminho. Tudo envolto em declarações fofas, emocionadas, amorosas, muitas em meio a olhos marejados. Gente, foi lindo, lindo!

20170518_181338[1]
O colar de contas seguirá preso na mochila.

Até aqui eu já achei que a noite estava ganha, que tinha sido maravilhosa.

Mas eis que a querida amiga Melina me prepara mais uma surpresa. Que eu jamais esperava. Depois de escurecer a sala, preparar o ambiente com luzes coloridas projetadas por um holofote, jatos de gelo seco, que criou um clima esfumaçado na sala, entra porta adentro os queridos amigos e artistas que eu adoro, o Fábio Novello e a Elisa Cabral, caracterizados como palhaços. Nesta altura do campeonato eu estava estupefata, claro. Não acreditava no que estava acontecendo.

O Fábio e a Elisa fizeram uma performance teatral muito fofa e divertida, especialmente preparada e relacionada à minha viagem, inclusive com referência à história do Caminho de Santiago. Até uma réplica da Catedral de Santiago teve. Fizeram todas rirem e chorarem. Em meio a apresentação, a Elisa leu duas poesias lindas, de autoria dela, que se relacionam a peregrina, a viajante. Ainda leu a Oração do Peregrino, em espanhol.

Ainda tiveram a ideia de apresentar um lenço de cetim branco para que todas pudessem escrever recadinhos e assinar.

IMG-20170512-WA0006

O sentimento da noite: Gratidão, gratidão, gratidão… amor, afeto, alegria, sororidade…

Foram muitas fotografias e filmagens com os diversos celulares. Mas na minha memória, e especialmente no meu coração, enquanto eu viver, jamais esquecerei daquela noite de 11/05/17…

São emoções e experiências lindas e fortes que O Caminho me proporcionou ainda antes de eu estar efetivamente nele. Acho que a palavra que melhor define tudo isto é…mística… magia…gratidão!!

 

Anúncios

6 comentários em “Hasta Luego… A mística da despedida

  1. Me emocionei ao ler. Sei lá, nunca pensei que a tal mística tivesse tanta adesão. Tu reúnes amigas porque tens em ti a qualidade da boa convivência e a força das pessoas que sabem o que o que desejam. Um momento de sororidade, realmente. Te agradeço por me incluir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s