Diferentes estilos de viagem e de viajante. É esse tema que justifica a escolha do título do post da vez. A ideia veio depois da constatação que, nesta última trip que fiz, visitando algumas cidades da Espanha e de Portugal, realizada entre os meses de maio e julho deste ano, totalizando 48 dias de viagem, incorporei três diferentes estilos de viajar. Explico…
Primeiro assumi a versão “peregrina do Caminho de Santiago de Compostela”. Já contei alguns detalhes dessa incrível e inesquecível jornada na Espanha, a pé, levando nas costas, na mochila, tudo o que dispunha naquele momento, sendo esta parte da viagem basicamente solitária, de caráter espiritual.
Links sobre O Caminho:
- A ACASARGS no meu Caminho
- O Caminho de retorno ou O retorno do Caminho…
- Hasta Luego… A mística da despedida
- Caminhadas que levam ao Caminho – Preparação Física
- Levo comigo só o essencial… A mochila
- Desenhando O Caminho – Espanha
- O Meu Caminho – Roteiro – Espanha
- Caminho de Santiago de Compostela – Espanha
Já estou rascunhando um novo post, no qual pretendo relatar, especificamente, sobre como foi, para mim, essa experiência tão singular.
Depois da emocionante chegada desta peregrina em Santiago de Compostela, 32 dias após minha partida de Saint Jean Pied de Port, na França, assumi minha porção mais conhecida (pelo menos para mim mesma): a mochileira. Plano: dar um rolé por algumas cidades de Portugal e da Espanha.


Precavida, eu havia reservado 39 dias para percorrer O Caminho de Santiago, e acabei concluindo a peregrinação em 32. Link sobre o roteiro elaborado aqui O Meu Caminho – Roteiro – Espanha. Resumindo, a “Papa Léguas” aqui ganhou mais uma semana livre para passear. E digo: aproveitei cada minuto!



Por fim, com a chegada de meu namorado, Luciano, em Madrid, no final de junho, a vibe da viagem novamente mudou. À partir dali foi uma “love travel”. E foi uma alegria, uma delícia, conhecer a capital espanhola e Toledo, num clima romântico, sendo conduzida pela mão (uma super novidade para mim!). E seguiu assim na nossa stopover em Lisboa, quando juntos turistamos, na Capital e também nas cidades de Fátima, Sintra e Cascais.


Com a lembrança de tantas andanças, tantas paisagens, cidades, lugares, sentimentos e sensações, povoando minha cabeça, achei por bem subdividir meus relatos dessa viagem em futuros posts, de acordo com os três diferentes formatos em que se realizaram, os quais já citei: a peregrina, a mochileira, love travel. Espero que gostem do que vem por aí… Eu amei relembrar tudo!

3 comentários em “De peregrina à mochileira “in love”: uma viagem 3×1 – Portugal e Espanha”