Américas · Casinha sob rodas

Hermosos días – Uruguai – Part. II

Dando seguimento ao relato de nossa trip uruguaia, on the road, com Frida…

O relato inicial sobre esta viagem está no link Frida em sua primeira International Road Trip – Uruguai – Part. I

Quarto dia:

O despertador nos acordou às 5 da manhã, horário local. Saímos do camping com a Frida, num rápido deslocamento até o estacionamento da Playa de La Moza, também dentro do Parque Santa Teresa.
Eramos os únicos por lá, tão cedo da manhã. Assim pudemos manobrar com calma a Frida, o que nos possibilitou uma posição privilegiada do espetáculo que viria logo mais, o nascer do sol no mar.
O céu estava limpo, com pouquíssimas nuvens. Pegamos as mantas, pra nos proteger do ventinho frio que vinha do mar, as cadeiras, e subimos na plataforma do teto da Frida.
E logo ele surgiu no horizonte, apontando no mar, Inti,  o Deus Sol. Foi lindo demais! Muito grata a Deus por mais esse momento da mais pura energia junto à natureza.

Eu e o Lu ficamos um tempo ali, curtindo o visual, até que a fome deu as caras. Descemos, e na cozinha da Frida, sob a luz clara de uma manhã límpida, preparamos nosso café da manhã. Na sequência, resolvemos caminhar um pouco pela praia deserta. Muito bom.

Com o sol mais alto no céu, nos organizamos pra curtir um pouco a praia, atualizar o bronzeado, enfim, “lagartear” (gauchês).
Ficamos na praia até próximo ao meio-dia, e depois retornamos para a sombra das árvores do camping, para preparar o almoço.
De barriga cheia, bateu aquela preguiça, e óbvio, era hora de sestear.
Por volta das 16 h fomos conhecer o interior da Fortaleza de Santa Teresa, um típico forte português. Feito o check-in no local.

IMG_20180116_164033Sol forte, calor, fizeram com que nos decidíssemos por ir para Punta del Diablo, a cerca de 7 km dali, curtir um pouco a praia.
A praia estava cheia, muitos jovens, um agito com uma vibe riponga. Legal o lugar.

IMG-20180117-WA0043

Na saída aproveitamos para fazer as compras para preparar o jantar, e pães artesanais para o café da manhã.
De volta ao camping do Parque de Santa Teresa, nos envolvemos com o preparo do jantar e banho. Embalados pelo vinho, o sono veio rápido.

Quinto dia:

Acordamos um pouco mais tarde e saímos com a Frida em direção a Cabo Polonio. Chegamos no centro de recepção de visitantes por volta das 9 horas da manhã.
Enquanto o Lu foi pegar informações sobre o passeio e comprar os tickets, fiquei na Frida preparando nosso café da manhã. Achei o local muito organizado, com bons serviços e funcionários educados.
Tudo resolvido, alimentados, subimos na carroceria de um dos potentes caminhões que levam os visitantes até Cabo Polonio.

Assim seguimos, por cerca de meia hora, por estradas de areia fofa, sacolejando nos bancos dispostos na carroceria, pegando vento. Fomos de boa.
Eu me apaixonei pela vilinha hippie, perdida no meio das dunas de areia. Achei o lugar com um clima super paz e amor, charmosa, natureba. Por mim, ficava por ali uns dias.

Nos instalamos com as cadeiras num ponto da praia e depois fomos conhecer a Loberia e o Farol.

Fiquei chocada e muito feliz com a visão de tantos leões e lobos marinhos juntos. Muito bacana acompanhar o banho de sol dos animais, seus grunhidos e suas movimentações encima das pedras e no mar.

IMG_20180117_110022Encerramos nossa estada em Cabo Polonio com o almoço num restaurante pé na areia. Um peixinho grelhado bem gostosinho, acompanhado de uma Patrícia gelada. Depois, encaramos o chacoalhar do caminhão no retorno até o estacionamento, onde reencontramos a Frida.

Na estrada novamente, pela Ruta 10, fomos conhecer La Paloma. Demos uma volta pela cidade, fomos até a beira mar, fizemos fotos no farol, e depois continuamos a viagem, agora rumo a José Ignácio. Antes de chegar à cidade fomos conhecer a ponte El Caracol, uma ponte circular construída sob a barra da Lagoa Garzon. Interessante obra da engenharia uruguaia.

José Ignácio é uma cidade balneária charmosa, que abriga mansões dos “novos ricos” uruguaios e de estrangeiros também. Conferimos o farol, o centrinho, e tocamos para Punta del Este.
No caminho fizemos a pesquisa para definir o camping onde nos instalaríamos na cidade. Nos definimos pelo Camping São Rafael. Bem estruturado, limpo, ok para pernoitar.

A chuva chegou na cidade no início da noite, enquanto tomávamos banho. Assim, resolvemos ir até o Hotel e Cassino Conrad. Chegando lá, nos deparamos com o cartaz de um espetáculo musical que começaria em meia hora, o Stravaganza. Ao solicitar informações na bilheteria conseguimos um desconto no valor dos ingressos e então, bora lá, conferir o show.

IMG_20180117_231627Uau! Foi surpreendente. Um espetáculo de dança, música, arte circense, humor, sendo que parte dele se desenvolvia numa grande piscina de vidro que ocupava o palco, com dançarinos de corpos perfeitos, em uma performance de alto nível. Valeu cada centavo dos dólares gastos com os ingressos. Uma feliz coincidência estarmos ali na hora do início do show.

Quando encerrou, fomos para o cassino conferir o agito e gastar uns poucos dólares nas máquinas. Só pra confirmar que, definitivamente, estamos para o amor e não para o jogo. Melhor assim…

IMG-20180118-WA0002

Quando retornamos para o camping passava da meia-noite. Com o barulho dos pingos da chuva no teto da Frida, adormecemos rapidamente, sonhando com um amanhecer ensolarado. Que se confirmou, para nossa alegria. Mas essa história, que está sendo contada em tempo quase que real, é para o post seguinte.