Brasil · Casinha sob rodas

Óh linda! Pernambuco e Alagoas – Brasil

Mais um post da série sobre nossas aventuras a bordo de Frida, nossa Casinha sobre Rodas, no Litoral do Nordeste Brasileiro. Viagem que fizemos em família – eu, o Lu, e minhas gatinhas Sara, Sofia e Isa, em dezembro de 2018. Para ler outros relatos sobre essa viagem clique nos links abaixo:

Oxente! Frida foi ao Nordeste – Brasil

Morro Branco e Canoa Quebrada – Ceará- Brasil

Entre Galos e Galinhos – Rio Grande do Norte – Brasil

Então é Natal! Rio Grande do Norte e Paraíba – Brasil

Depois do café da manhã no Hotel de Trânsito em João Pessoa, partimos a bordo de Frida.  Antes de sair da cidade fizemos uma rápida parada para fotinhos junto ao letreiro da cidade, no calçadão entre as praias de Tambaú e Cabo Branco – Eu ♥ Jampa.

20181221_084502

“Jampa” é como carinhosamente as pessoas se reportam à capital da Paraíba. Eu achei a orla urbana de Jampa uma das mais bonitas e bem cuidadas entre as capitais visitadas no Nordeste durante esta trip.

Feito esse rápido pitstop pegamos a estrada e logo adentramos em Pernambuco. Chegamos em Olinda na metade da manhã. Olinda e Recife eram novidades apenas para as meninas, eu e o Lu já conhecíamos. No post Recife, Olinda e Porto De Galinhas/PE contei sobre a visita que fiz à Recife, Olinda e Porto de Galinhas em 2015, numa viagem solo. Mas acompanhada das meninas e do Lu, tudo ganhou uma nova e alegre perspectiva.

20181221_120841

20181221_122044

Meu trio demonstrava cansaço e impaciência por causa do calorão que fazia na cidade e da saudade de casa; mas enfim, todos encaramos um tour de cerca de uma hora no Centro Histórico conduzido por um guia local que nos acompanhou na Frida.

20181221_112705
Prédio da mais antiga faculdade de Direito do País
20181221_120700
Meninas conferindo os tradicionais bonecos do Carnaval de Olinda

Fizemos paradas para visitar e fazer fotos na Igreja e Mosteiro de São Bento, na Igreja do Carmo, na Igreja Matriz de São Salvador do Mundo (conhecida como Igreja da Sé), com a tradicional vista dos telhados de Olinda e do antigo casario, tendo ainda a cidade de Recife ao longe, a Praia de Boa Viagem e o porto. O guia também nos indicou, enquanto circulávamos com a Frida pelas ladeiras da cidade, a Casa Maurício de Nassau, a casa onde reside o cantor Alceu Valença e outros pontos de interesse.

20181221_112151
Igreja do Carmo
20181221_114126
Igreja e Mosteiro de São Bento
20181221_121223
Igreja da Sé

Todos fizemos coro com o fidalgo português Duarte Coelho, que desembarcou em Pernambuco em 1535. Durante sua busca por um local estratégico para se instalar, acabou encontrando uma aldeia chamada Marim, no alto das colinas e decidiu fixar-se na região, que futuramente, viria a ser conhecida como a cidade de Olinda. Foi então que ele teria dito, encantado com o lugar: “Oh, linda situação para fundar uma vila”. E eis então, Olinda!

20181221_115701

20181221_120051
Curtindo a vista da “Óh, Linda”
20181221_123048
Ladeiras de Olinda com seu casario colorido

Depois desta visitinha à Olinda seguimos para o Recife, onde almoçamos num restaurante simples, mas com comida gostosa, de ótimo custo benefício, próximo ao Marco Zero da cidade. Circulamos pela praça, fizemos fotos junto ao letreiro, e fomos conferir as lindezas expostas no Centro de Artesanato de Pernambuco. Amei! Ali enchemos a cestinha com lembrancinhas fofas. Na real, eu queria levar tudo, mas não dá, né.

20181221_134712

20181221_134402
Na Praça do Marco Zero de Recife

20181221_134804

Depois ainda demos umas voltas pela cidade, com paradas na margem do Rio Capibaribe e na Praia de Boa Viagem e seguimos viagem.

20181221_144214

Já caía a noite quando chegamos no município de São José da Coroa Grande, próximo à Maragogi, onde nos instalamos no Camping da Zeza. Fomos recebidos com muita simpatia por Dona Zeza, que nos apresentou seu excelente camping, com ótima estrutura.

20181221_182054
Lua cheia prateando o mar

Nossa estada no local foi excelente, aproveitamos bastante. Confesso que sofri por ter de sair dali na tarde do dia seguinte. Frida ficou instalada a poucos passos da praia, com vista para aquele mar verde esmeralda a nossa disposição, banhos em água quentinha… E ainda uma lua cheia no céu, prateando o mar. Maravilhoso!

20181222_094010

20181222_095738

20181222_102132

O Lu ainda se puxou num churrasco no almoço no dia seguinte, com direito a um lagostim infiltrado nos assados (que ele comeu sozinho, não aderimos).

20181222_110540
Nosso quintal no Camping da Zeza
20181222_115521
Churrasquinho do Lu
20181222_134246
Gremista de boas na bóia das crianças

No meio da tarde seguimos para Maceió e nos instalamos na capital alagoana. Antes de dormir as meninas fizeram tanta bagunça na Frida que Sara e Sofia caíram tombos feios, com suspeita de fratura no dedo da mão de Sofia, que graças a Deus não se confirmou. Ufa… foi somente o susto.

O dia seguinte foi dedicado a compras para o Natal, que se aproximava. Fomos no Parque Shopping Maceió e na Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Tínhamos feito a brincadeira do Amigo Secreto e as meninas estavam ansiosas pelo momento de desvendar a surpresa e trocar os presentinhos.

Suando em bicas, saímos de Maceió e fomos até à Praia do Francês, onde nos instalamos no Camping Trilha do Mar. Muito bom esse camping também. As meninas adoraram porque puderam usufruir da piscina da pousada que fica junto ao camping, do mesmo proprietário gente boa.

20181224_114051
Praia do Francês

20181224_114200

Enquanto as meninas brincavam na piscina e o Lu organizava as coisas na Frida fui até o supermercado comprar itens para o jantar. Entre as variedades no cardápio da noite, montei e fritei pastéis. A surpresa da noite ficou por conta de um sapo enorme (o bicho era grande mesmo, gordo, preto) que apareceu na cozinha do camping durante o jantar. Imaginem a correria das meninas para se trancarem na Frida. E a viajante desbravadora aqui também, não tirei o olho do bicho até que o Lu o empurrou com a vassoura para longe dali. Por via das dúvidas naquela noite fiz questão de dormir com o zíper da barraca bem fechado, para garantir que não teríamos visitas noturnas. Aff…

Eu e o Lu, como sempre, acordamos bem cedinho e fomos fazer uma caminhada pela beira da praia até o centrinho. Para acessar a praia à partir do camping usamos uma trilha pela mata nativa, depois passamos por um coqueiral e enfim chegamos na areia. Bem bacana.

20181224_052754
Na trilha para a praia, ao amanhecer
20181224_112406
Agito na Praia do Francês

Conseguimos informações sobre onde comprar peixe e assim definimos o cardápio do almoço: peixe assado com batatas. Enquanto o Lu se envolvia com os preparativos para o almoço eu descolei um horário na depiladora indicada pela dona da pousada/camping. Precisava.

Retornei para encontrar a galera, almoçamos, e depois de juntar nossas coisas, organizamos tudo na Frida e partimos da Praia do Francês com destino ao Pontal do Coruripe, vilarejo já bem próximo à divisa com o Estado de Sergipe.

Era dia 24 de Dezembro, e para esta data especial eu havia feito pesquisas no Booking buscando um lugar bacana para passarmos a Noite de Natal. Foi assim que descobri e reservei um chalé na Pousada Paradise, em Pontal.

No caminho para a Pousada Paradise eu quis fazer uma paradinha no mirante da Praia do Gunga. Só pra ter certeza que eu “pre-ci-so” retornar ao Nordeste pra refazer esse roteiro com mais tempo, contemplando outros lugares paradisíacos não visitados.

20181224_144517
Sofia embelezando a vista da Praia do Gunga
20181224_145001
Coqueiral visto do Mirante da Praia do Gunga

Bem bonita a pousada, os chalés confortáveis, ambiente rústico, de acordo com a paisagem, mas com piscina (super importante para a meninada), restaurante, de frente para a praia. Aderimos à Ceia de Natal organizada pela pousada e relaxamos por ali, curtindo as instalações. Uma folguinha das camas da Frida veio em boa hora.

20181225_09365320181225_072816

Antes de seguir para o jantar no restaurante desvendamos o Amigo Secreto, trocamos nossos presentinhos, num momento família bem legal em nosso chalé. E depois, enquanto aguardávamos uma mesa no restaurante, surpreendi as meninas com presentes que comprei escondida delas (um para o amore também!). Felicidade geral da nação, né!

20181225_093817

20181225_114147(0)

O episódio da Ceia de Natal foi um tanto hilário, pois fomos os últimos a sermos servidos, com refeições muito “meia boca”. Enfim, conseguimos ainda nos divertir com a situação toda. Mas a gerência não se safou de ouvir nossas reclamações antes de deixarmos a pousada. Pelo menos reconheceram os problemas e nos concederam um justo desconto no acerto da conta no check out.

Na manhã seguinte, enquanto as meninas brincavam na piscina do hotel, com Sara estreando a cauda de sereia que ganhou na noite anterior, Sofia com seus óculos de sol, Isa seu microfone de “Diva da Treta”, eu e o Lu fomos caminhando pela beira da praia até o vilarejo, na expectativa de ele também poder brincar com seu presente, um snorkel, nas piscinas naturais que se formam por ali.

20181225_105308

20181225_113942

A paisagem era linda, mas não tivemos muito sucesso com o uso do snorkel. O que eu ganhei mesmo foi uma baita (gauchês) lesão no dedo do pé direito, quando escorreguei numas pedras, que provocou inchaço e doeu tanto, arroxeou,  que acho que quebrei um ossinho do dedo. Ignorei o assunto e acredito que o osso “colou” por conta mesmo, com o passar dos dias.

20181225_095000

20181225_100948

Aproveitamos a pousada até por volta das 13 horas e então fomos almoçar num restaurante no Pontal, na praia do vilarejo. De barriga cheia, a criançada pegou num sono ferrado, enquanto seguimos para o interior do Estado por cerca de 4 horas, rodando com a Frida por 232 quilômetros, pelo Sertão alagoano, até o município de Piranhas.

O que fomos fazer no Sertão? Aguarde para conferir no próximo post.