Américas

Encerrando a Trip Peruana 2018 – De Lima pra casa – Peru

Depois de dois dias acordando no meio da madrugada para fazer passeios nas montanhas de Cusco, aventuras narradas nos posts Laguna Huamantay – Cusco – PeruMontanha Colorida ou Rainbow Montain – Cusco – Peru, eu e a Lu nos permitimos dormir até um pouco mais tarde, tomar nosso desayuno com calma e descansar no hostel Pariwana, tomando chimarrão. Nosso voo para Lima estava marcado para às 12 h 30 min, então tínhamos um bom tempo, inclusive para eu organizar a mala com as roupas limpas, que encaminhei na lavanderia do hostel.

20181107_093458
Descansando no hostel, chimarrão na cuia uruguaia à moda peruana. Com folhas de coca.

Depois de realizado o check out no Pariwana, um táxi nos levou até o aeroporto de Cusco. Voo tranquilo, chegamos em Lima por volta das 14 horas. Tendo em mãos o endereço de nosso destino em Lima pedimos um Uber.

Pergunta que não quer calar: Dónde las chicas se quedaron en Lima?

Resposta: Rebobine a fita até o post Nevado Pastoruri – Peru onde narrei o encontro que tivemos numa esquina de Huaraz com os amigos Karim e Pedro. Amigos estes que conhecemos durante o tour para Chavín de Huantar – Peru . Bom… esse encontro rendeu um convite para nos hospedarmos no apartamento dos rapazes durante nossa estada em Lima, e é claro que a gente aceitou! Não iriamos perder a oportunidade de conviver de forma mais estreita com esses meninos tão queridos.

Ao saltarmos do carro em frente ao prédio sinalizado no endereço, já avistamos Karim acenando para nós da sacada do apartamento. Um fofo!

Ficamos com Karim e Pedro por dois dias. Pedro estava na rotina de trabalho, mas mesmo assim, ao chegar à noite em casa ainda arrumava disposição para nos levar para passear, nos fazer companhia.

Karim nos acompanhou durante todo o tempo. Nos mostrou Lima sob outra perspectiva, diferente da vez passada em que eu e a Lu estivemos na capital peruana, viagem narrada no post Peru . Eu também tinha feito sozinha uma conexão em Lima, na volta de uma viagem que fiz à Bolívia, link aqui La Paz e Lima, então a cidade estava meio que “dominada”.

Desta vez conhecemos Lima sob a ótica de um residente. Foi muito legal! Como nós já conhecíamos a maioria dos pontos turísticos da cidade não ficamos naquela obrigação de visitá-los, de fazer os check in de praxe do turista de primeira viagem num lugar, o que deixou nossa estada mais leve, mais livre. Aliado ao fato que nesta altura do campeonato, depois de 15 dias de viagem, de tantos trekkings pelas montanhas de Huaraz e Cusco, tantos passeios, as peruas mostravam sinais de cansaço. Mas nada que nos prendesse em casa, né. Bora curtir a capital peruana na companhia do querido amigo Karim.

Sobre esse egípcio lindo e querido, super gente boa, e ainda um baita Master Chef, acreditam que ele nos recebeu com um café delicioso que ele trouxe das arábias, e um doce típico, o tal de Basbusah? Gente… coisa dos faraós! Eu e a Lu nos sentimos mimadas.

20181107_183649

À noite fomos jantar no Barranco. Um dos lugares mais legais para provar os sabores peruanos ou apenas perambular. É um reduto boêmio de Lima, um misto de praias, vida noturna e atrações turísticas. Além disso, é o lar da comunidade artística, que vive em antigos edifícios e perambula por antiquários e exposições.

20181107_212916
Prédio de parede lilás – Tio Mario – onde jantamos

Fizemos uma boa caminhada pelo bairro admirando o Parque Húsares de Junín, onde há belos jardins e a histórica Puente de los Suspiros, ponte de madeira erguida em 1876. A Plaza San Francisco é tida como um dos cantos mais encantadores da região. Durante as caminhadas pelo bairro, é comum encontrar grandes murais de arte urbana colorindo as paredes.

20181107_213203

Por fim escolhemos o tradicional restaurante Tio Mario, onde comemos Chicarón com choclos e papas. Muito gostoso.

20181107_213413

Saciada a fome, retornamos para o apartamento, onde eu e a Lu dormimos largadas, nos sentindo como Cleópatra, Rainha do Nilo. Risos.

Acordamos em Lima bem descansadas após uma boa noite de sono. Depois do maravilhoso café que Karim nos serviu na varanda, fomos bater perna pela cidade. E como andamos. Menino incansável!

20181108_101750

Demos uma passada para rever o Shopping Larcomar, seguimos caminhando pelo Malecón, pela Plaza del Amor, que continua encantadora. Depois uma pernada até o Parque dos Olivais. Almoçamos pela região. Depois do almoço caminhamos mais um “tantão” por Miraflores e por San Izidro, e quando não aguentávamos mais, pegamos um táxi e retornamos pra casa.

20181108_120215

20181108_123548
Plaza del Amor

20181108_123130

IMG-20181108-WA0036
Brindando às amizades que as viagens nos presenteiam

Passamos no supermercado para comprar ingredientes e preparamos docinhos, brigadeiros e branquinhos, a fim de atender desejos de Karim. Jantamos em casa mesmo, exaustas dos agitos do dia. Quando Pedro chegou do trabalho preparou um autêntico pisco sour peruano, que estava dos deuses incas, mas nos derrubou de vez. Só pela cama.

No nosso último dia em Lima saímos tarde pra rua, sempre ciceroneadas por Karim. Fomos fazer umas comprinhas, regalos para as filhotas, num shopping. Almoçamos por lá mesmo. Já de tarde eu e a Lu quisemos passar numa feira de flores e plantas. Karim nos levou até lá. Compramos um ramalhete de flores coloridas e uma planta em vaso para presentear nossos amigos, uma forma singela de agradecer a acolhida e todo o carinho e atenção que tiveram conosco.

20181108_134909
Pernada até o Parque dos Olivais

IMG-20181108-WA0043

IMG-20181108-WA0045

20181108_201932

Passamos o restante da tarde conversando, escutando músicas árabes, brasileiras, enfim, das mais variadas, dançando e brincando com Karim. Dei um pulo no supermercado para comprar umas garrafas de pisco pra trazer pra casa ( garantindo os pisco sour do ano!), preparamos umas comidinhas, que degustamos diante de um por do sol monumental, admirado da sacada do apartamento. Um momento lindo que ficou registrado na minha memória. Que despedida do Peru foi aquela, nossa…

20181107_180145

20181107_180639
Pôr do sol no pacífico, da sacada do apartamento.

No início da noite nos despedimos entre lágrimas, abraços, e promessas de reencontro de nosso amigo Karim – Pedro ainda estava no trabalho – e seguimos de Uber para o aeroporto. Ficamos fazendo hora por lá até embarcarmos no nosso voo. Tempo pra avaliarmos e assimilarmos tudo o que vimos, vivemos e sentimos nessa trip. Acredito que minimamente foi descrito nos posts que rolaram no blog até aqui:

O retorno das peruas – Peru

Laguna Llanganuco ou Chinancocha – Huaraz – Peru

Laguna Parón – Huaraz – Peru

Chavín de Huantar – Peru

Nevado Pastoruri – Peru

Laguna 69 – Huaraz – Peru

Adiós, Huaraz! Hola, Trujillo! – Peru

As riquezas da Região Norte do Peru – Peru

Volvendo el ombligo del mundo – Cusco – Peru

Laguna Huamantay – Cusco – Peru

Montanha Colorida ou Rainbow Montain – Cusco – Peru

Muito, muito mais, eu e a Lu sentimos, nos emocionamos, mas que as palavras, as descrições realizadas por mim não alcançam. Ficam na esfera do segredo de quem viveu essa aventura. Espero que encorajem outras pessoas a também viverem seus sonhos, irem ver as maravilhas desse mundo pelos seus próprios olhos.

IMG-20181108-WA0057

Quanto a nós, as duas primas “peruas wanderlusts”, nossa lista de lugares a conhecer, experiências a serem vividas, é extensa. Vamos a ela, com energia e amor! Com certeza, algumas delas faremos juntas, outras sozinhas, com outras amigas, com a família, com nossos amores e afetos. Independente disso, seguiremos compartilhando emoções que só as viagens nos proporcionam.

20181110_035449
Retornando pra casa, com essa imagem que a gente ama, né Lu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s