Brasil

Águas termais – Piratuba/SC – Brasil

Recentemente retornei de um curto período de férias, ocasião em levei meu trio de meninas, que estavam de recesso escolar, além de minha mãe, para curtirmos as águas quentinhas de Piratuba/SC. Ao longo dos anos visitei várias vezes essa conhecida cidade catarinense, focada no turismo em torno das águas termais, sempre acompanhada da família e amigos, mas até então não tinha escrito sobre ela aqui no blog. Decidi fazê-lo então.

A cidade se destaca por seu Parque Termal, que é o principal atrativo e que tornou a cidade conhecida em todo país. Situada às margens do Rio do Peixe, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul,  é o principal polo turístico do Oeste Catarinense. Ou seja, para nós, gaúchos, não fica longe. Da minha casa até Piratuba foi uma viagem de cerca de 4 horas e meia.

Em 1964, a Petrobrás perfurou um poço na tentativa de encontrar petróleo. Não encontrou o óleo negro, mas acabou descobrindo a maior riqueza de Piratuba, o lençol de águas sulfurosas, a 674 metros de profundidade, que deu origem ao Balneário de Águas Termais.

Piratuba pode ser visitada em qualquer época do ano, porém nos meses de inverno, o choque térmico é maior ao sair das piscinas quentes para o ar frio, mesmo nas piscinas fechadas. Por outro lado, nos meses quentes de verão a água aquecida pode ser incômoda, tornando os banhos termais desagradáveis. Bom mesmo é a chamada “meia estação”, entre os extremos. Desta vez fomos nas férias de Julho, inverno aqui no Sul, e tivemos dias de temperatura amena, tornando os banhos deliciosos.

20190722_182804
Só as meninas, na piscina do hotel

Piratuba conta com uma grande e excelente rede hoteleira com hotéis, pousadas e condomínios qualificados, com mais de 2 mil leitos, sem contar os apartamentos de aluguel. Durante nossas estadas por lá já ficamos em diferentes hotéis, como o Vila Germânica e o Rouxinol, em pousada, como a Recanto Pousada, na qual retornamos várias vezes, devido ao ótimo custo benefício, e também em apartamento alugado. Todas as opções são válidas. Mas assim… um pouco de mordomia nas férias me cai muitíssimo bem: o regime de pensão completa dos hotéis e da pousada citada é um convite ao descanso e a arte de comer bem (leia-se, se empanturrar). Ôooo vida boa!

20190724_121525

O que tem pra fazer em Piratuba? Respondo com o que fizemos por lá… descansamos e comemos muitíssimo bem, além de relaxarmos nas águas termais. Basicamente se faz isso. Piratuba é um lugar agradável para passar alguns dias, não muitos, por que “cansa de tanto descansar”. Risos. Pelo menos na minha avaliação.

20190723_173908(0)
Jogo de cartas para passar o tempo

Eu e minha mãe intercalávamos as fartas refeições com rodas de chimarrão, curtas caminhadas no centrinho, xeretando no comércio, e as idas ao Parque Termal, além de banhos na piscina do hotel. Enquanto isso as meninas integravam a programação diária de atividades organizadas pelos monitores do hotel para a garotada. Elas adoraram! E também tem a programação diária para os adultos, incluindo aí aulas de hidroginástica, caminhadas orientadas, jogos, brincadeiras e bailinhos com música ao vivo à noite. Dá pra passar o tempo de boas.

20190724_171259
Os monitores fazendo a alegria da garotada

Para você entender: a rede hoteleira da cidade se organizou em torno do atrativo principal que é o Parque Termal Municipal. Para ingressar no Parque, que funciona diariamente das 8 às 18 horas,  se compra ingresso (entre R$ 10 e R$ 22,00 dependendo da área acessada, idade e modalidade), além de pagar uma taxa de exame médico, no valor atual de R$ 12,00 (válido por 30 dias). Além disso, cada hotel/pousada tem suas piscinas aquecidas para uso de seus hóspedes e organiza cada um sua programação de atividades recreativas, de entretenimento, para crianças, teens e adultos. Percebe-se uma saudável disputa entre os hotéis “qual tem a estrutura mais caprichada, as melhores atrações”, tudo para cativar e fidelizar os hóspedes. Conversei com pessoas, famílias, que curtem períodos de férias em determinado hotel já a muitos anos.

20190724_174118
Sofia descobrindo como debulhar milho, durante a gincana

O Parque Termal possui várias piscinas com águas termais em tamanhos e profundidades variadas. Também tem piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, rampas de deslizamento e toboágua. O parque é dividido em duas partes e conta com toda estrutura, como restaurantes, banheiros, vestiários. O parque também tem áreas de camping em local bem arborizado e uma área especifica para estacionamento de motor homes e trailers. Animei para uma futura estada ali com Frida Home.

20190723_141841
Adoramos essa brincadeira na piscina do Parque Termal

Além das águas termais há outras opções de passeios para se fazer por Piratuba e região. Numa estada anterior fizemos o passeio chamado Rota do Engenho, com duração de cerca de 3 horas em jardineiras personalizadas, com acompanhamento de um guia que passa por pontos turísticos da cidade, depois segue rumo a Joaçaba por 8 km até o Parque Ecológico Três Pinheiros e o Hotel Fazenda do Engenho. Legal.

Outro passeio bem conhecido é de Maria Fumaça, mas não o fizemos. O Trem das Termas é um passeio de Maria Fumaça realizado com uma locomotiva de mais de 100 anos que percorre um trecho de 25 km de Piratuba até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos. O ponto alto do passeio é a travessia do rio Uruguai, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, através da centenária ponte metálica de 455 metros de extensão, importada da Bélgica. Dura a tarde toda. Quem sabe numa próxima oportunidade o faremos.

Uma visão típica de Piratuba é ver as pessoas caminhando tranquilamente pelas ruas com seus roupões de banho, indo ou retornando do Parque Termal. Pessoas de todas as idades, especialmente idosos, mas também famílias inteiras. É engraçado no início, mas depois acostuma.

20190724_223208
Teve arraiá no hotel, com direito a fogueira, quitutes juninos e quadrilha

Lembro de um ano em que organizei uma excursão com amigos tendo Piratuba como destino. Fomos várias famílias, casais com crianças, de ônibus, para passar um feriado prolongado nas águas termais. Foi uma edição do que ficou conhecido como “Busão da Tia Joce”. No divertimos bastante e até hoje os amigos pedem para mim reeditar. Falta eu me livrar da preguiça de organizar tudo. Quem sabe para uma próxima estada, hem? Alguém aí se anima?