Com tantas pesquisas prévias sobre a cidade que me acolheu durante meu intercâmbio de seis semanas em San Francisco, eu sabia direitinho os atrativos próximos à minha escola, e que eu alcançaria facilmente após o horário de aula. Um deles era o Salesforce Park, a poucas quadras da St. Giles School.

O Salesforce Transit Center é o mais novo terminal de ônibus de San Francisco, inaugurado em agosto de 2018. Ele fica na base da Salesforce Tower – o prédio mais alto da cidade. O projeto moderno e inovador veio com a proposta de transportar todos os moradores e turistas que entram e saem da metrópole. Uma estrutura que custou U$2.159 bilhões, ou seja, aproximadamente 8 bilhões de reais. A Salesforce, empresa de tecnologia e dona dos 3 prédios mais altos da cidade, pagará U$27 milhões pelo direito de usar o nome por 25 anos.
O espaço é super aberto e iluminado, e foi projetado para fazer o trânsito fluir da melhor forma possível, porém sem prejudicar a estética.

Está localizado no centro da cidade e a ideia é que sirva todos os moradores e pessoas que entram e saem de San Francisco diariamente, para trabalhar. Ainda vai abrigar, no futuro, a estação de trem de alta velocidade, projeto que deve ficar pronto em 2025.
São 4 andares divididos em espaço para os ônibus MUNI (1º andar), ônibus que servem a Bay Area e Greyhound (ônibus estaduais e inter-estaduais) e MUNI’s que vão para Treasure Island, que ficam no 3º andar.
O 4º andar guarda a maior surpresa: um parque de quase 500 metros de extensão, que rapidamente virou o mais novo parque de diversões da cidade. O acesso é gratuito e seu principal destaque é a vista incrível e inusitado do centro de San Francisco. Natureza no meio dos arranha-céus!
O terraço conta com jardins projetados especialmente para preencher o espaço, que proporciona aos seus visitantes uma experiência perfeita para descanso em meio ao centro da cidade.
São mais de 600 árvores e aproximadamente 16 mil plantas que foram distribuídas entre 13 espaços botânicos diferentes. Para os moradores, o local é uma ótima pedida para aproveitar um almoço, caminhar ou mesmo relaxar nos inúmeros banquinhos.


As principais atividades no local são diversas, como:
- Walking Trail: Passeio pelas trilhas no terraço em meio às árvores e demais espaços verdes do Salesforce Park.
- Bus Fountain: Fontes espalhadas no parque para curtir o “dançar” das águas. Se estiver com crianças é permitido que elas possam se molhar um pouco com as fontes.
- Children’s Play Area: Lugar reservado especialmente para as crianças com mesas para refeições.
- Amphitheater: Reserva do parque para apresentações, shows, aulas e atividades recreativas ao ar livre, como yoga, meditação, salsa, kickboxing, entre outras.
Clima de romance no Salesforce Park
Todos os moradores de San Francisco já chamam o lugar de “nossa High Line.” A semelhança com o parque de NY, construído numa antiga ferrovia, nas ruas no West Side de Manhattan, é visível.

Para acessar o terraço, onde fica o parque, há várias opções: elevador, escada rolante, e o mais legal, uma espécie de bondinho de paredes envidraçadas que silenciosamente leva os visitantes lá para o alto enquanto se aprecia a vista dos altíssimos prédios espelhados ao redor. Eu sempre usei esse meio, claro!
Eu estive no Salesforce Park em várias oportunidades: sozinha, com colegas de escola, com amigas brasileiras, e com o amore Lu, quando ele chegou na cidade. Sempre foi a maior curtição pelo inusitado e o capricho no projeto.
Outros links sobre minhas experiências em San Francisco:
Intercâmbio a uma hora dessas?!
I arrived in San Francisco! Me situando… – Califórnia – Estados Unidos da América
Estudante, turista, ciclista: estabelecendo minha rotina em San Francisco – Califórnia/EUA