Américas · Intercâmbio

Salesforce Park: um parque nas alturas no coração da metrópole – Califórnia/EUA

Com tantas pesquisas prévias sobre a cidade que me acolheu durante meu intercâmbio de seis semanas em San Francisco, eu sabia direitinho os atrativos próximos à minha escola, e que eu alcançaria facilmente após o horário de aula. Um deles era o Salesforce Park, a poucas quadras da St. Giles School.

20190914_092045
O moderníssimo e arrojado projeto do Salesforce Transit Center

O Salesforce Transit Center é o mais novo terminal de ônibus de San Francisco, inaugurado em agosto de 2018. Ele fica na base da Salesforce Tower – o prédio mais alto da cidade. O projeto moderno e inovador veio com a proposta de transportar todos os moradores e turistas que entram e saem da metrópole. Uma estrutura que custou U$2.159 bilhões, ou seja, aproximadamente 8 bilhões de reais. A Salesforce, empresa de tecnologia e dona dos 3 prédios mais altos da cidade, pagará U$27 milhões pelo direito de usar o nome por 25 anos.

O espaço é super aberto e iluminado, e foi projetado para fazer o trânsito fluir da melhor forma possível, porém sem prejudicar a estética.

20190917_144103
As clarabóias iluminam o interior do prédio

Está localizado no centro da cidade e a ideia é que sirva todos os moradores e pessoas que entram e saem de San Francisco diariamente, para trabalhar. Ainda vai abrigar, no futuro, a estação de trem de alta velocidade, projeto que deve ficar pronto em 2025.

São 4 andares divididos em espaço para os ônibus MUNI (1º andar), ônibus que servem a Bay Area e Greyhound (ônibus estaduais e inter-estaduais) e MUNI’s que vão para Treasure Island, que ficam no 3º andar.

O 4º andar guarda a maior surpresa: um parque de quase 500 metros de extensão, que rapidamente virou o mais novo parque de diversões da cidade. O acesso é gratuito e seu principal destaque é a vista incrível e inusitado do centro de San Francisco.  Natureza no meio dos arranha-céus!

O terraço conta com jardins projetados especialmente para preencher o espaço, que proporciona aos seus visitantes uma experiência perfeita para descanso em meio ao centro da cidade.

São mais de 600 árvores e aproximadamente 16 mil plantas que foram distribuídas entre 13 espaços botânicos diferentes. Para os moradores, o local é uma ótima pedida para aproveitar um almoço, caminhar ou mesmo relaxar nos inúmeros banquinhos.

20190819_150203
“Quando em Roma faça como os romanos”: curtindo o parque
20190819_151939
Na lateral esquerda ficam as “águas dançantes” ao longo da trilha

As principais atividades no local são diversas, como:

  • Walking Trail: Passeio pelas trilhas no terraço em meio às árvores e demais espaços verdes do Salesforce Park.20190819_145513
  • Bus Fountain: Fontes espalhadas no parque para curtir o “dançar” das águas. Se estiver com crianças é permitido que elas possam se molhar um pouco com as fontes.
  • Children’s Play Area: Lugar reservado especialmente para as crianças com mesas para refeições.
  • Amphitheater: Reserva do parque para apresentações, shows, aulas e atividades recreativas ao ar livre, como yoga, meditação, salsa, kickboxing, entre outras.
    20190919_114709
    Clima de romance no Salesforce Park

     

Todos os moradores de San Francisco já chamam o lugar de “nossa High Line.” A semelhança com o parque de NY, construído numa antiga ferrovia, nas ruas no West Side de Manhattan, é visível.

salesforce-transit-center-san-francisco-750x430
Foto aérea (retirada da net) para compreensão do que é o projeto

Para acessar o terraço, onde fica o parque, há várias opções: elevador, escada rolante, e o mais legal, uma espécie de bondinho de paredes envidraçadas que silenciosamente leva os visitantes lá para o alto enquanto se aprecia a vista dos altíssimos prédios espelhados ao redor. Eu sempre usei esse meio, claro!

20190819_144537

Eu estive no Salesforce Park em várias oportunidades: sozinha, com colegas de escola, com amigas brasileiras, e com o amore Lu, quando ele chegou na cidade. Sempre foi a maior curtição pelo inusitado e o capricho no  projeto.

20190914_095200

Outros links sobre minhas experiências em San Francisco:

Intercâmbio a uma hora dessas?!

I arrived in San Francisco! Me situando… – Califórnia – Estados Unidos da América

Estudante, turista, ciclista: estabelecendo minha rotina em San Francisco – Califórnia/EUA

Aloha, San Francisco! Califórnia/EUA

Golden Gate Bridge by bike – Califórnia/EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s