Brasil · Casinha sob rodas

Um paraíso escondido: Porto Rico/PR – Brasil

O mérito do fato de termos posto nossos olhinhos e corpitchos no paraíso brasileiro chamado Porto Rico é todo da minha querida amiga Rose. Rose é um daqueles presentes que o Universo nos dá, unindo pessoas com a mesma sintonia, com a mesma energia, mesmo que essa união ocorra de forma improvável. Nos conhecemos num grupo do Facebook que tem “motorhomes, campismo, caravanismo” como assunto principal. Após troca de comentários em posts a coisa evoluiu para amizade no Facebook, troca de mensagens no Messenger e finalmente no Whatsapp. No meio disso, Rose me convidou para conhecer Porto Rico, onde ela tem uma casa de veraneio.

Eu sempre falo que eu não assimilo um convite tipo “aparece lá em casa, venha me visitar” como um cumprimento educado, polido, mas que a pessoa quer que eu vá MESMO!  E eu vou! Risos. Foi assim com o convite da Rose, que até então só conhecia por fotografias e trocas de mensagens.

No meio disso tudo tinha o convite da minha amiga Rosane e sua família, que também possuem uma linda casinha sobre rodas, para que fizéssemos, ainda nas férias de verão das meninas, alguma viagem conjunta.

Encaminhei pra ela algumas fotos e vídeos que a Rose tinha me direcionado sobre Porto Rico e ela se apaixonou pela ideia, assim como eu. Então… partiu Porto Rico!

Informações sobre Porto Rico: O município fica na região Noroeste do Estado do Paraná e pertence à microrregião de Paranavaí. Sua distância até a capital Curitiba é de aproximadamente 630 km, de Paranavaí 100 km, de Maringá 184 km e de Londrina 308 km. Faz divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Porto Rico vem se tornando um destino cada vez mais procurado para férias e lazer nos fins de semana. O município de pouco mais de 3 mil habitantes é banhado pelo Rio Paraná, o que propicia aproveitar praias de água doce, a prática de esportes aquáticos, passeios de barco e lancha, além da pesca.

20200209_074606
Orla na área urbana da cidade

20200209_075342

Em conjunto com a Rosane definimos datas e tal para nosso passeio, combinamos com a Rose sobre nossa chegada e fizemos os preparativos nos motorhomes. Ainda titubeei sobre o dia da partida quando fui conferir a previsão no Climatempo, que previa uma semana de chuvas na região de Porto Rico. Quase desisti de viajar. Fui salva pela Rosane que disse que eles nem olham previsão do tempo antes de viajarem, simplesmente vão. E que sempre deram sorte com o clima, alheio às previsões pessimistas. Embarquei na onda dela e nos demos super bem. Obrigada por insistir comigo, amiga.

Nossa caravana seguiu em direção ao Noroeste do Paraná. Eu na direção da Frida, com meu trio de meninas me acompanhando. O amore Lu infelizmente não conseguiu se ausentar do trabalho e ficou. Peninha… Rosane seguiu com o marido Luis e a filhota Isabella no motorhome deles.

Na primeira noite dormimos no pátio de um posto de combustíveis em Cascavel/PR. Na metade da tarde do dia seguinte chegamos em Porto Rico. Como a Rose e família ainda não haviam chegado na pequena cidade, fomos conhecer Porto São José, uma cidadezinha próxima, cerca de 13 quilômetros.

20200207_183858
Porto São José

Fazia muito calor, pois a região tem uma temperatura média anual de 35 graus. Mal estacionamos em Porto São José já colocamos roupas de banho, pegamos cadeiras, e fomos tomar banho no Rio Paraná. Delícia. Ficamos ali até o cair da tarde, que terminou com um maravilhoso pôr do sol. Somente deixamos o local quando a Rose apareceu para nos levar para a casa dela. Foi o momento de nos conhecermos pessoalmente, apresentar a Rosane. A afinidade e a conexão entre todos nós foi imediata. Show!

20200207_185507

20200207_191155

Instalamos nossas casinhas sobre rodas no terreno gramado localizado em frente à casa de Rose e lá estabelecemos nossa base. Depois disso foi somente curtir Porto Rico e sua exuberante natureza.

Se você busca tranquilidade para curtir lindas praias de água doce transparentes, mergulhos e dias de descanso ao redor da natureza, você vai se encantar com Porto Rico, assim como nós ficamos. As águas límpidas, junto aos bancos de areia extremamente fina, são realmente de encantar a quem passa por lá. Mas assim… você vai precisar de um barco. Próprio, alugado, contratar serviço de um barqueiro, enfim… Porque as belezas de Porto Rico não estão na área urbana, nas margens do Rio Paraná. É preciso navegar um pouco, trajetos curtos, para acessar as praias e aí sim, ficar pasmo diante de tantas belezas. Realmente nos sentimos privilegiados por estar conhecendo e desfrutando daquele pedaço do paraíso.

20200208_153923

A mais famosa é a Praia de Santa Rosa, cujas águas têm uma temperatura bastante agradável para banhos. Já quem prefere locais mais reservados deve optar pela Praia da Carioca, rodeada por uma bela mata preservada.

20200208_151915
Foquem nessa água, gente!

20200208_151859

As praias do Toco (localizada na ilha Marilena) e Cabeça da Ilha Mutum se formam quando o Rio Paraná está baixo. A Praia do Porto de São José é mais urbanizada, ao passo que a Praia Ilha Mineira tem águas transparentes e é repleta de belezas naturais.

Nós passamos ao largo da Praia de Santa Rosa e nos instalamos com o barco na Praia da Carioca. Maravilhosa! As meninas se fartaram de tantos banhos nas águas límpidas. Nessa tarde ainda fomos contemplados com um arco-íris surpreendente, diferente, pois as cores desceram horizontalmente, no nível do chão. Um espetáculo indescritível, que as câmeras do celular não deram conta de registrar com exatidão. Simplesmente incrível!

20200209_172720
Águas límpidas do Rio Paraná

20200209_172922

Neste dia ainda fomos conhecer o Aqua Park, que fica às margens do Rio Paraná. A estrutura inclui parque aquático, hotel e restaurante, sendo perfeita para receber toda a família. Achamos bacana as piscinas e brinquedos, mas diante de toda a beleza da natureza a nossa disposição, deixamos o parque aquático para outra oportunidade.

Em meio às minhas pesquisas sobre os atrativos de Porto Rico eu li que o mergulho é mais uma das atividades de lazer que atraem os turistas. O centro de mergulho local oferece locação de equipamentos, recarga de cilindros e saídas com mergulhadores credenciados. Há também o serviço de Discovery Scuba Dive, que corresponde ao batismo e ao mergulho experimental.

No Rio Paraná, o mergulho ocorre em águas correntes, a uma profundidade média de cinco metros. A duração é de 30 minutos, com a orientação e o acompanhamento de um instrutor individual. Eu já tive algumas experiências de mergulho com cilindro, que foram um tanto traumatizantes, por isso deixei passar desta vez. Quem sabe numa próxima oportunidade.

Reservamos um dia para um passeio de barco que nos levou até a Prainha São José, outro lugar encantador, com acesso somente por água. Almoçamos por lá, lanches e bebidas que levamos conosco. Avistamos num canto da praia um barco, que nos disseram servir de restaurante, mas não chegamos a conferir.

20200209_160405

20200209_172809
Queridos amigos: Rosane e Luis, Rose e Léo

Ficamos até por volta das 16 horas na praia e depois iniciamos o trajeto de volta à Porto Rico. Ainda fizemos uma inesquecível parada no meio do rio e todos nos jogamos na água (com coletes salva-vidas, super obviamente). Deixamos nos levar pela correnteza do rio, seguindo o barco, e foi uma experiência incrível. Chegamos no píer quando o sol se punha no rio, num espetáculo de chorar de emoção, uma explosão de cores no céu, mistura de laranja, amarelo e vermelho. Gratidão por tudo o que foi visto e vivido…

20200209_182041
Flutuação no meio do Rio Paraná
20200209_185421
Thamires fez a alegria da garotada no jet ski

 

Na manhã seguinte, com nossos novos amigos já tendo partido para casa, nos despedimos de Porto Rico com promessas de retorno, porque ainda restaram recantos de belezas a serem conferidos. E claro, caímos de amores por Porto Rico!

Conclusões: 1. O nosso País tem uma natureza ímpar, surpreendente e singular, e muitas belezas ainda bem preservadas, turisticamente não reconhecidas. Em meio às minhas muitas viagens por esse Mundão de Meu Deus, caberá cada vez mais me dedicar a conhecer melhor minha casa, meu Brasil.

20200209_191629
Obra Divina: sunset no Rio Paraná

2. Pesquisando no dicionário o significado de “bem acolher”: oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; abrigar(-se), amparar(-se). Dar ou receber hospitalidade; hospedar(-se), alojar(-se). O que Rose e sua família nos ofereceram em nossa estada em Porto Rico ultrapassa os limites de uma descrição técnica, formal de dicionários. Pois sentimos amor, afeto e uma energia ótima junto deles desde o primeiro momento que nos encontramos. Detalhe: não nos conhecíamos até então e surgimos na casa dele entre 7 pessoas! Obrigada Deus, grata Universo, por proporcionar esse encontro de almas…

20200209_191520
“Navegar é preciso. Viver não é preciso.”  Fernando Pessoa

Nossa aventura sobre rodas no Estado do Paraná não terminou em Porto Rico. Seguiu-se… para saber sobre nossas novas descobertas de atrativos naturais naquele Estado é só aguardar o próximo post aqui no blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s