Américas · Intercâmbio

Steps e rolezinhos em Sanfran -Califórnia/EUA

Como eu já contei por aqui, durante o intercâmbio que fiz em San Francisco eu alternava as aulas na escola, pelo turno da manhã (aula encerrando 13 horas), e as tardes e finais de semana dedicados a conhecer a cidade e arredores, e outros destinos na Califórnia. Rotineiramente à noite, em casa, eu fazia pesquisas na net e já planejava qual seria o passeio que eu faria na tarde seguinte, conferia mapas, o itinerário, detalhes de horários de acesso e valores de atrativos pagos, etc. E olha… sempre deu tudo absolutamente certo. Foi assim que, quando me despedi de San Francisco pude afirmar com convicção: eu conheci um bom tanto da cidade.

20190827_171231
Alamo Square, um lindo parque com vista da metrópole

Sobre minhas outras descobertas em San Francisco, acesse os links:

Intercâmbio a uma hora dessas?!

I arrived in San Francisco! Me situando… – Califórnia – Estados Unidos da América

Estudante, turista, ciclista: estabelecendo minha rotina em San Francisco – Califórnia/EUA

Aloha, San Francisco! Califórnia/EUA

Golden Gate Bridge by bike – Califórnia/EUA

Salesforce Park: um parque nas alturas no coração da metrópole – Califórnia/EUA

Tem uma China dentro de San Francisco! Califórnia/EUA

Uma metrópole multifacetada – Califórnia/EUA

Redwoods: conhecendo as árvores mais altas do mundo – Califórnia/EUA

Durante um período me dediquei a conhecer algumas “steps” (escada ou degraus, em inglês) da cidade. Todas muito bonitas, caprichadas mesmo, tanto pela vista quanto pela sua decoração, ornamentos e entorno.

20190826_161348

A primeira que visitei foi a Lyon Steps (Broadway com Lyon St), que do alto tem uma das vistas mais caprichadas de San Francisco. Quem vem da Chestnut Street ou do Palace of Fine Arts tem que subir as escadas. Essa é uma das escadarias mais lindas da cidade e é muito usada pelos locais para fazer exercícios, como eu constatei quando estive por lá. Do alto se tem a vista da baía de San Francisco com a cúpula do Palace of Fine Arts em cena. E um daqueles coraçõezinhos típicos de Sanfran coroando o cenário num jardim caprichado. Show!

20190826_185406

Depois desta visita à Lyon Steps aproveitei a proximidade com o Presídio Park para conhecer uma das instalações/caminhos mais legais do parque, o Woodline (linha de madeira – feito em 2011) do artista inglês Andy Goldsworthy. É um caminho feito de curvas de eucalipto em meio à floresta de eucaliptos do Presidio. Uma das características do trabalho de Goldsworthy é exatamente mesclar materiais e formas característicos do lugar com formas criadas pelo homem. Em Woodline o efeito é simplesmente incrível e rendeu fotos bem interessantes.

20190826_165459

Seguindo o itinerário que me propus continuei pedalando para dentro do parque, até localizar o Escritório do Lucas Film. Eu que não sou muito fã de Star Wars, achei a fonte do Mestre Yoda uma graça. Ela fica bem em frente ao prédio do Escritório (hoje parte do grupo Disney). Visitei a área da recepção da Lucas Films onde há algumas roupas originais usadas no filme e fica aberto ao público de segunda a sexta das 8:00 às 17:00. E o melhor… gratuito!

20190827_14135820190826_172250

Voltando às steps… Teve um dia que fiz um passeio para conhecer duas “escadarias mosaicos” que ficam próximas uma da outra. Ambas ficam pertinho do Golden Gate Park. A Hidden Garden Steps e a Moraga Steps.

Nesse pedal minha primeira parada foi na Hidden. Na verdade eu parei nela porque estava no caminho para a Moraga Steps, que é a mais famosa escadaria mosaico de San Francisco. Achei os mosaicos da Hidden bem bacanas, mas fiquei com preguiça de subir todos aqueles degraus. Me contentei em contemplá-la e fazer fotos de sua base, na calçada mesmo.

20190827_155109

Mais uns quarteirões de pedal e uma bela subida e pronto, dei de cara com a Mosaic Steps, também conhecida como Moraga Steps. Trata-se de uma escada coloridíssima que foi construída graças ao esforço conjunto de toda a vizinhança. São 163 degraus decorados de forma crescente com os elementos da natureza. A subida começa dentro do mar, que aos poucos vai se transformando em rio que percorre montanhas e finalmente se transforma num céu estrelado com direito a uma senhora lua. O último lance de escadas é um sol alaranjado, irradiando cores.

20190827_182759

Depois de vencer os degraus dessa linda escada se chega a um parque e aí tem outro lance de escadas. Lá no alto é o topo do parque Grand View, que como o nome indica, tem vistas bem interessantes da cidade. Li que em um dia claro dá para ver a imensidão da Ocean Beach. Como eu fui num dia um pouco nublado e observei que lá no alto tinha nevoeiro, poupei minhas pernocas e não fui conferir a vista. Fica para a próxima.

Inspirado nas escadarias de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, o projeto foi idealizado por Jessie Audette, uma moradora do bairro que convenceu toda a vizinhança a colaborar e transformar sua ideia em realidade. Desde a concepção até o final da construção, foram 3 anos de esforço coletivo. Foram muitos desafios, entre eles, aprovar o projeto em uma audiência pública (pensa que é fácil construir alguma coisa em San Francisco?) Hoje a escadaria mosaico é uma das mais queridas e mais visitadas da cidade. E com degraus assim tão lindos, quem é que não vai querer subir?

20190828_063556
Jardins caprichados nas laterais da Moraga Steps

O trajeto que eu fiz para conhecer a Hidden e a Moraga Steps já me era bem conhecido. Muitos vezes passei por ele, incluindo sempre uma irresistível parada na Álamo Square,  praça linda, com uma vista deslumbrante da cidade de San Francisco, que ainda tem na mesma cena as fofíssimas Painted Ladies. Painted Ladies (em português, Madames Pintadas) é um termo arquitetônico usado para casas do Estilo Vitoriano ou Eduardino, pintados de três ou mais cores, de modo a ressaltar seus ornamentos. Já escrevi aqui no blog sobre essas lindas e coloridas casas, bem típicas de San Francisco.

20190827_172002
As coloridas e fofíssimas Painted Ladies

Pois nesse dia que retornava do meu passeio para conhecer as steps e fiz um pitstop na Álamo Square, me deparei com alguns murais que estavam sendo pintados na calçada, logo abaixo na rua onde ficam as Painted Ladies. Enquanto conferia os coloridos e divertidos murais eu conheci uma moça que também os estava admirando. Gente, era uma moça lindíssima, acredito que era uma modelo. Pois conversamos (meu teacher teria ficado orgulhoso ou decepcionado?! risos), fizemos fotos uma da outra, trocamos contatos de Whatsapp e houve uma interação muito legal. Coisas de uma estudante/turista muito cara de pau perambulando pela Califórnia.

20190827_181543
Fotos com “assessoria profissional”

20190827_182159

2 comentários em “Steps e rolezinhos em Sanfran -Califórnia/EUA

  1. Oi Guria Muito bom este post. Otimo. So. Queria saber sobre tua estadia. Preços e condiçoes onde ficaste. Como comias e te relacionava se estavas só.ok? Um abração. Teu fã ad.mirador e amigo.

    Curtir

    1. Olá, Paulo! Obrigada por ler e curtir. Sobre minha estadia, eu contratei mensalmente a estadia no que seria no Brasil similar a um hotel, mas somente para estudantes. Local bem próximo da minha escola, eu não precisei transporte público. Eu preparava minhas refeições na cozinha coletiva do hotel (comprava itens no supermercado) e eventualmente comia lanches na rua. Me relacionava com colegas de escola e amigos que fiz por lá, alguns contatos que recebi desde o Brasil. Sobre os preços não lembro, contratei um pacote hospedagem + escola. Mas super valeu a experiência! Quero fazer novamente. Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s