Brasil · Casinha sob rodas · Turismo Regional

Cascata do Comandaí – Giruá/RS – Brasil

Esta é a estréia de uma nova aba aqui no blog sobre um assunto que eu a muito tempo queria escrever: Turismo Regional. Creio que já contei por aqui, mas de qualquer forma estou reiterando então: resido na região Noroeste do Rio Grande do Sul, na cidade de Ijuí, município com cerca de 83 mil habitantes, distante 400 quilômetros da Capital, Porto Alegre.
A proposta desta nova aba é valorizar o potencial turístico, as belezas e riquezas de minha região, localizadas num raio de 100 quilômetros. O que passar disso será destaque na aba, que também a pouco foi estreante, sobre o Turismo Gaúcho.
Para isso vou me dedicar a resgatar vários passeios, trilhas, atrativos turísticos já visitados, para destacá-los aqui, sendo que muitos pretendo revisitar. Também aceito dicas de lugares a conhecer aqui pelos arredores de casa, muito especialmente os de natureza, em espaços abertos.
Para esta estreia apresento a vocês a Cascata do Comandaí.

IMG_20200816_135251
A Cascata está situada numa propriedade rural, na divisa dos municípios de Giruá e Santo Ângelo, sendo que o acesso à área de lazer é autorizado pelo proprietário mediante o pagamento de uma taxa (R$ 10,00 por pessoa) para usufruir do espaço durante todo o dia. O nome da cascata vem do rio que cruza o local, o qual tem uma porção de matas ciliares conservadas. A cascata possui 19 metros de altura e a base inferior, onde a queda d’água repousa, possui 40 metros de uma margem a outra.

IMG_20200816_142405

O local tem acesso por estradas de chão e não há sinalização indicativa, mas a aventura pode surpreender positivamente os visitantes. Comigo foi assim!

Eu estive por três oportunidades na Cascata do Comandaí, em diferentes situações. A primeira vez foi quando aderi à Trilha da Lua Cheia, proposta pela Operadora Caminho das Missões, com sede na cidade de Santo Ângelo.

Como o nome sugere, sob a orientação de guias, caminhamos em grupo por cerca de 10 quilômetros, pelas estradas do interior, com a lua iluminando nosso caminho.

20200111_193921

Digo que foi uma experiência maravilhosa caminhar sob a luz do luar iluminando a paisagem rural.

20200111_230550

Na ocasião eu e meus companheiros de aventura, a amiga Adri e o amore Lu, seguimos a bordo de um ônibus desde a Praça Pinheiro Machado, em Santo Ângelo, até à propriedade onde se situa a Cascata do Comadaí, ponto inicial da caminhada, por volta das 19 h 30 min.

20200111_202515

Esta experiência se deu em janeiro deste ano, e quando chegamos na propriedade a tarde caía e logo anoiteceu. Deu tempo de fazer um rápido reconhecimento do local e umas fotinhos.

20200111_200028

Ali cada trilheiro recebeu um cajado que serviu de apoio na caminhada e um amuleto que carregamos preso no pescoço, que ficou como uma lembrança da aventura. Bom, só essa Trilha da Lua Cheia já valeria um post, porque foi recheada de eventos e peculiaridades, mas neste vou focar no atrativo Cascata do Comandaí.

Nesta estreia na cascata permanecemos pouco tempo no local, mas o suficiente para eu me encantar. Por isso a minha segunda visita não tardou. Creio que uma semana depois eu retornei, mas agora para passar o dia, num piquenique, sendo que  Frida, minha casinha sobre rodas, foi quem nos levou até lá. Diferente da primeira vez, em que fomos à partir da cidade de Santo Ângelo, desta vez acessamos por Catuípe. Foram 58 quilômetros, que vencemos após pouco mais de uma hora de viagem. Destes, 30 quilômetros foram por estradas de terra em razoáveis condições. Havia chovido nos dias anteriores ao nosso passeio, tornando a estrada lisa e enlameada. A Frida “dançou” no barro, mas foi valente e nos levou até o destino pretendido. Quando chegamos fazia o calor de um janeiro gaúcho, o sol intercalava com pancadas de chuva, e a meninada se jogou na água, curtindo muito banho de rio e os jatos d’água da cachoeira. Neste passeio eu estava na companhia de meu trio de gatinhas, duas amigas, além de Thiago, menino do Lu, minha cunhada Marla e minha mãe. Ou seja: maior galera invadiu o Comandaí! Fizemos um churrasco e passamos o dia todo curtindo o lugar. Retornamos para casa no final do dia, pegamos chuva na estrada e a Frida penou mas conseguiu vencer as estradas enlameadas e subidas fortes. Em completa exaustão a turminha veio cochilando nos bancos da Frida. Eles adoraram esse passeio e sempre pedem para retornar à Comandaí. Com certeza voltaremos. A ideia é pernoitar no local. A garotada vai amar!

20200114_12440220200114_124321

Minha última estada na Cascata foi no último mês de agosto, em pleno inverno. Eu e o Lu escolhemos um domingo seco e ensolarado para curtirmos o local a dois. Na real fomos entre quatro: tivemos a companhia de nossos pets, os cães Cora e Chiclete. Eles super curtiram correr pelo gramado, e exploraram cada cantinho. Na hora de retornar para o carro tivemos que dar uma limpada neles porque estavam como cães selvagens.

IMG_20200816_121408IMG_20200816_135754 - Copiar

Nesta última oportunidade além de nós havia somente mais uma pessoa no local. Nos sentimos privilegiados por poder desfrutar daquela ambiente maravilhoso com privacidade e segurança. O Lu assou um churrasquinho pra gente, que estava ótimo, como sempre. Tomamos sol, brincamos com os dogs, caminhamos, enfim, recarregamos nossas baterias com a energia boa da natureza. A propriedade oferece banheiros, simples, mas estavam limpos, inclusive chuveiros. Com certeza, a Cascata do Comandaí é um excelente destino próximo de casa, que vale a pena visitar e desfrutar, em qualquer estação do ano.

IMG_20200816_122151

Quando me perguntam por que eu viajo, a resposta é: para viver, registrar e compartilhar experiências que preenchem a minha alma, sentir a energia nova batendo no meu rosto, essa sensação de entusiasmo que toma conta ao chegar num lugar diferente, a noção de pertencimento que cresce a cada lugar que eu visito. Que me faz ter a certeza de que o mundo ser um lugar tão incrível assim tem uma finalidade clara: ser vivido! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s