Brasil

Mochilão Brasil 2021: Pará, Maranhão e Piauí – Brasil

Este mochilão foi planejado com muita expectativa e ansiedade, para o final do ano de 2021, depois de quase 2 anos sem uma viagem desse tipo, em virtude da pandemia. Durante este intervalo eu só havia feito viagens curtas, em outros formatos. 2021 foi especialmente desafiador para mim, após a mudança de endereço para Belém do Pará, no início do ano. Enfrentamos perrengues de todos os tipos, mas superamos um a um, graças a Deus, com paciência e amor. Por isso essa viagem era tida por mim como uma coroação, um prêmio, uma expiração alta e completa, um respiro, sinalizando de que tudo passou, superamos.

As minhas três meninas estavam enfim liberadas dos compromissos escolares, aprovadas no colégio, e também estavam ansiosas pela viagem para o Sul, para curtirem por 2 meses os familiares e amigos, para matarem as saudades da cidade de origem, enfim, para aproveitarem merecidas férias. Me senti livre, liberada de compromissos familiares. Pronta para partir, para viver aventuras, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas.

Lamentei a ausência do meu companheiro de viagens, o amore Lu, para quem as férias do trabalho só iniciariam depois da metade do mês de dezembro. Com os dois já acostumados e acertados sobre minhas viagens solo, não houve espaço para contestações, e então parti com tranquilidade.

Eu havia delineado mentalmente um roteiro de viagem, mas de forma aberta e flexível. Cada vez mais curto me deixar levar pelo que encontro pelo caminho, não faço mais reservas prévias, não engesso nenhuma programação. Gosto de dar espaço para o imprevisível, exercito minha capacidade de adaptação, me permito ser mais leve, sob todos os aspectos.

Enfim, deixei as meninas no portão de embarque do aeroporto de Belém por volta das 14 h 30 min do dia 01 de dezembro. E na mesma dia, às 18 h 30 min tomei um ônibus na rodoviária da cidade, dando assim o pontapé inicial no meu mochilão de 15 dias. Parti tranquila e feliz, eu e minha mochila amiga, companheira de muitas jornadas pelo Brasil e pelo Exterior.

De antemão já posso dizer que esta viagem foi incrível. A maturidade conquistada, pelo passar dos anos e pelas experiências vividas, me permitiu viajar de coração muito mais aberto, mais flexível, mais leve e mais alegre. Tomada por essa energia, permiti que mais pessoas se chegassem a mim e foi lindo. Fiz muitos amigos, estabeleci conexões importantes com moradores dos locais por onde passei. Aprendi muito mais do que ensinei. Enfim, deu tudo absolutamente certo. Quinze dias depois, quando retornei para casa, em Belém, me senti uma pessoa renovada, reenergizada, e pronta para viver outras e novas aventuras. Que vieram, obviamente.

A fim de organizar as informações dos relatos desta viagem, resolvi subdividir os textos em partes, por Estados onde passei: Pará, Maranhão e Piauí. Assim o relato não fica muito extenso e talvez maçante. Espero que curtam a leitura e que se sintam incluídos na energia e nos sentimentos que eu vivi, que vivenciei nesta viagem, e que foram intensos.

Aguardem que em breve sai a parte do Pará!

Links sobre esta viagem:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s