Américas · Intercâmbio

Pela rota dos vinhos californianos – Califórnia/EUA

Creio que pelos meus relatos aqui no blog já ficou evidente que adoro vinhos e todo esse mundo relacionado a ele, não é. Pois então… estando eu na Califórnia, não poderia deixar de gastar preciosos dólares num tour pelas regiões de Napa e Sonoma, famosas mundialmente pela produção de vinhos finos. E assim foi.

Para tornar a coisa viável financeiramente eu aderi a um grupo num tour que conduz turistas para conhecer algumas vinícolas, as wineries. Não acho que tenha sido o melhor formato. Eu adoraria estar num carro, decidindo sobre o tempo que dispensaria em cada uma das vinícolas visitadas, parando onde eu quisesse conhecer e tal, passando alguns dias na região (há quase 4 mil estabelecimentos na Califórnia), mas minha condição de estudante brasileira com orçamento bem enxuto, não permitiu que assim fosse. Mas tudo bem. Pelo menos pude passear pela região e degustar algumas taças do excelente vinho produzido ali. E até trouxe algumas garrafas na mala, viu.

Napa Valley é a região mais famosa na produção de vinhos nos Estados Unidos. Abriga centenas de vinícolas incríveis, desde aquelas com produções caseiras até produções de grande escala industrial. E foi pra lá que eu fui. O bus com o grupo saiu da frente da agência que contratei, na região central de San Francisco e percorreu estradas da Califórnia por cerca de 1 hora e meia (70 km ao Norte) até estacionar junto à primeira vinícola (das três visitadas) que compunha o tour daquele dia.

Infelizmente não lembro o nome desta primeira vinícola, mas sei que fica na região de Sonoma. Situada em meio a grandes parreirais. O grupo foi recebido para a primeira degustação na área externa, junto a um lago. O dia estava lindo (e quente!), bem típico do verão americano. A segunda e terceira degustação foi no interior do belo prédio em estilo rústico, construído com pedras.

Sonoma Valley é uma importante região vinícola da Califórnia. As primeiras vinhas do vale foram plantadas por frades franciscanos na Missão San Francisco Solano, na cidade de Sonoma, em 1823. Já em 1857, foi fundada a Buena Vista Winery, uma das primeiras vinícolas comerciais de sucesso da Califórnia.

O clima da região sofre uma influência úmida e fria do Oceano Pacífico e a Sonoma Mountain contribui para proteger o vale das chuvas excessivas, tornando o ambiente muito bom para o plantio de uvas e produção de vinhos. O cultivo das uvas e a produção de vinhos são partes importantes da economia local. Cerca de 80% das terras que não são utilizadas como pastagem destinam-se ao cultivo de uvas para a produção de vinhos. As variedades mais comuns plantadas da região são Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, embora também sejam encontradas Merlot e Zinfandel. Sonoma é conhecida por suas cidades charmosas, excelentes vinhos, restaurantes premiados e um ambiente aconchegante com várias áreas verdes. Os passeios costumam ter um preço mais em conta em relação à sua famosa vizinha Napa Valley. Existem várias vinícolas em que você não paga degustação se comprar garrafas de vinho para levar.

Nas três vinícolas que visitamos foram feitas degustações de três vinhos – um branco, um tinto e uma espumante. Eu particularmente achei o volume de vinho nas taças beeeem econômico. É claro que eu não pretendia tomar um porre de vinho num evento de degustação, mas se comparado a outras experiências deste tipo que tive na Argentina, Chile, Uruguai e também no Brasil, achei que os americanos foram bem comedidos. Mas enfim, foi isso mesmo: “uma provinha”. O tal do tasting.

A segunda vinícola visitada foi a que eu mais gostei, chamada Jacuzzi Family Wineyards. Achei o prédio lindo, charmoso, com jardins bem cuidados. Uma decoração que remete ao Deus Dionísio (ou Baco, para os romanos), com estátuas, pinturas… bem bacana mesmo. E os parreirais sempre embelezando a paisagem. E o vinho? Dos deuses, claro!

Sonoma Valley é muito mais do que vinhos, já que o clima mediterrâneo que é bom para o cultivo de uvas também é muito favorável para o cultivo de azeitonas. Uma boa alternativa de passeio para quem quer complementar uma visita à Sonoma é fazer uma degustação de azeites. Na vinícola Jacuzzi eles também produzem azeites, na The Olive Press, localizado dentro da Jacuzzi Family Vineyard, onde fica o primeiro moinho de azeitonas de Sonoma.

Depois de visitar duas vinícolas em Sonoma Valley o grupo seguiu para a cidade de Sonoma a fim de almoçarmos. O ônibus estacionou junto à Praça Central da cidade, onde também fica a Prefeitura, e nos foi dado tempo, cerca de duas horas, para que pudéssemos passear pela linda região central de Sonoma e escolhermos entre os vários restaurantes ali localizados, onde faríamos nossa refeição.

Prefeitura de Sonoma localizada na Praça Central da cidade

Sonoma é uma cidade de cerca de 12 mil habitantes que é uma das principais na produção de vinhos na região. Seu centro histórico é uma gracinha e abrange a Sonoma Plaza, a praça central que mostra seu passado colonial mexicano e onde fica o Sonoma Valley Vistors Bureau, o centro de visitantes de Sonoma Valley.

Na hora marcada novamente o grupo se reuniu para darmos seguimento ao tour, a visita à última vinícola, na região de Napa Valley.

Localizada na região de Carneros, mundialmente famosa, a Madonna Estate Winery é uma vinícola única que utiliza a produção de sequeiro (é uma técnica agrícola para cultivar terrenos onde a pluviosidade é diminuta, refere-se a uma plantação em solo firme, ao contrário de brejeiro, ou de brejo) e uvas orgânicas. A vinha é propriedade de uma família e administrada com uma combinação de técnicas de vinificação tradicionais e modernas.

A ideia por trás de seus vinhos é uma intervenção mínima e o máximo de crescimento natural possível. O nevoeiro ameno, as temperaturas selvagens e frescas criam um microclima único nesta área, alimentado com o ar costeiro. Madonna Estate Winery produz dez variedades, incluindo Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Grigio. A sala de degustação é decorada no estilo italiano de Pompeia para refletir a herança da família.

Eu escolhi degustar uma taça de vinho na área externa, embaixo de um parreiral da vinícola Madonna. Bem faceira!

Depois da visita a esta última vinícola proposta pelo tour o ônibus com a excursão fez o trajeto de retorno à San Francisco. Não preciso dizer que fiz a viagem cochilando, resultado das 9 taças do excelente vinho californiano que experimentei naquele dia. Chegamos de volta ao ponto de partida no finalzinho da tarde.

Golden Gate à vista: retornando à San Francisco

Saldo do dia: adorei a experiência. Obviamente ficou aquele desejo de “quero mais”, em relação a ideia de conhecer com mais tempo e calma (e dólares, risos) a maravilhosa região vinícola da Califórnia. Mas foi válida por que pelo menos a conheci, estive lá.

Por fim, quero deixar algumas sugestões de filmes sobre a temática dos vinhos californianos, para quem se interessa pelo tema e também para conhecer mais da linda paisagem dos vinhedos:

1 – Sideways – Entre Umas e Outras (2004)

2 – O Julgamento de Paris (2008)

3 – Mondovino (2004)

“Quem sabe degustação, nunca mais bebe um vinho, mas experimenta seus segredos.”

Salvador Dali

Links para acessar outros posts do intercâmbio que fiz na Califórnia, nos Estados Unidos, no ano de 2019:

Intercâmbio a uma hora dessas?!

I arrived in San Francisco!

Me situando… – Califórnia – Estados Unidos da América

Estudante, turista, ciclista: estabelecendo minha rotina em San Francisco – Califórnia/EUA

Aloha, San Francisco! Califórnia/EUA

Golden Gate Bridge by bike – Califórnia/EUA

Salesforce Park: um parque nas alturas no coração da metrópole – Califórnia/EUA

Tem uma China dentro de San Francisco! Califórnia/EUA

Uma metrópole multifacetada – Califórnia/EUA

Redwoods: conhecendo as árvores mais altas do mundo – Califórnia/EUA

Steps e rolezinhos em Sanfran -Califórnia/EUA

Bairro Castro: um marco na história do Movimento LGBT+ – San Francisco – Califórnia/EUA

Cultura hippie no Bairro Haight-Ashbury – San Francisco – Califórnia/EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s