Américas · Intercâmbio

Conhecendo a UC Berkeley – Califórnia/EUA

Estar passando uma temporada em São Francisco e não visitar a famosa Universidade da Califórnia, Berkeley, seria uma perda, com certeza. Afinal, trata-se de uma das mais prestigiadas universidades do mundo. Eu não deixaria isto acontecer. De jeito nenhum. Ainda mais que o acesso é próximo de SF e free.

Numa tarde, após a aula na escola, na companhia de uma colega, pegamos o Bart (o metrô de Sanfran) e rumamos para o campus, numa viagem de cerca de 25 minutos.

A cidade de Berkeley é bem tranquila e vive essencialmente em torno da universidade. O nome oficial da universidade é Universidade da Califórnia, Berkeley. No entanto, o campus de Berkeley é também chamado de UC Berkeley, Berkeley ou simplesmente Cal. Cal é precisamente a inscrição que se vê mais nos materiais como as camisetas vendidas no campus.

A Universidade da Califórnia em Berkeley nasceu da ideia de trabalhadores que buscavam fortuna com o ouro da região. Ainda em meados do século 19, a ideia deles era criar uma instituição de ensino que contribuísse mais do que o ouro da Califórnia “para a glória e felicidade de futuras gerações”. Em 1869 a University of California, Berkley abriu as suas portas.

Hoje, a Universidade da Califórnia em Berkeley tem cerca de 42 mil alunos. Destes, aproximadamente 30 mil estão na graduação, com outros 12 mil na pós-graduação.

A instituição informa ter cerca de 6,7 mil alunos e alunas estrangeiros, e aproximadamente 3,7 mil deles estão na graduação. No total, isso corresponde a aproximadamente 16, 2 % de estrangeiros entre seus estudantes.

Ao longo dos anos, a UC Berkeley se tornou referência em projetos de inovação social e de economia. Por lá, foram descobertos a vacina para o vírus da gripe e a vitamina E, e a primeira lei americana de divórcio foi escrita nas salas da instituição.

Mas tem outros números que impressionam. Vejam só:

– 389 membros da Academia de Artes e Ciências
– 19 bolsistas da Fulbright
– 254 membros da Academia Nacional de Ciências
– 91 membros da Academia Nacional de Engenharia
– 13 Laureados pela Medalha Nacional da Ciência
– 61 prêmios Nobel
– 106 membros do Instituto de Medicina

É muito prestígio junto! A UC Berkeley é considerada a melhor universidade pública do mundo e um dos critérios que a universidade mais se orgulha é a diversidade e a oportunidade.

O campus é enorme, tem quase 1 km quadrado. Gastamos a sola do tênis caminhando por lá. Tem bastante verde e é super agradável para um passeio. Logo dá para perceber que a atmosfera de Berkeley é especial. É um ambiente bem jovem, vivo e dinâmico.

Também me chamou a atenção a beleza e a imponência dos prédios, como o da Biblioteca. São bem antigos, com colunas imponentes. Entramos no interior do prédio. Fiquei chocada com o lugar. Lindo demais!

Em 2008, a Association of Research Libraries (Associação de Bibliotecas de Pesquisa) classificou a biblioteca de Berkeley como a número 1 em pesquisa nos Estados Unidos, que contém mais de 12 milhões de livros – incluindo mapas, publicações em série, documentos governamentais, arquivos de áudio e vídeo.

Uma das construções mais antigas é a Torre Sather, ou Campanile, que marca o centro do campus, e foi “inspirado” no Campanile de Veneza, em 1914. Por incrível que pareça, essa torre é a terceira maior torre com relógio do mundo.

Pode-se adquirir um ticket para subir na torre. São 8 andares, com um observatório no último andar, de onde se tem vista para todo o campus, de San Francisco, Salsalito e, com sorte, a Golden Gate! Também é possível avistar a cidade de Oakland, que serve como um porto de São Francisco. Eu economizei alguns dólares e não subi. Me contentei com as paisagens terrenas mesmo.

Nosso roteiro dentro do campus se dirigiu finalmente para a porta principal da UC Berkeley, a Sather Gate, na famosa Sproul Plaza. Nesta praça, todos os dias, ao meio-dia, os alunos usam o espaço para reivindicar qualquer coisa que achem importante. Sempre tem uma movimentação por lá.

Uma curiosidade que observei no campus: muita coisa em azul e dourado. Estas são as duas cores-símbolo do campus e representam o azul do céu e do mar da Califórnia e o ouro do Golden State.

Os ursos também estão presentes por toda parte e simbolizam a Universidade. Os ursos estão na bandeira do Estado da Califórnia e os ursos dourados e azuis são os guardiões da Universidade.

No final do passeio passei numa das lojinhas e comprei algumas lembrancinhas. Afinal, quem não gosta de uma camiseta de Universidade americana? Lu e Thiago gostaram do presente!

E é claro que aproveitei para fazer uma fotinho com Calvin, o urso que é mascote da Berkeley. Tem uma estátua enorme dentro da lojinha de souveniers, e ninguém perde a oportunidade de fazer uma fotinho no colo da mascote. Momento cute!

Já era finalzinho da tarde quando novamente pegamos o Bart para retornar à San Francisco. Feliz. Afinal, fiz check in em mais um icônico lugar da Califórnia.

Outros links para acessar posts sobre meu intercâmbio em San Francisco, na Califórnia, EUA:

Intercâmbio a uma hora dessas?!

I arrived in San Francisco! Me situando… – Califórnia – Estados Unidos da América

Estudante, turista, ciclista: estabelecendo minha rotina em San Francisco – Califórnia/EUA

Aloha, San Francisco! Califórnia/EUA

Golden Gate Bridge by bike – Califórnia/EUA

Salesforce Park: um parque nas alturas no coração da metrópole – Califórnia/EUA

Tem uma China dentro de San Francisco! Califórnia/EUA

Uma metrópole multifacetada – Califórnia/EUA

Redwoods: conhecendo as árvores mais altas do mundo – Califórnia/EUA

Steps e rolezinhos em Sanfran -Califórnia/EUA

Bairro Castro: um marco na história do Movimento LGBT+ – San Francisco – Califórnia/EUA

Cultura hippie no Bairro Haight-Ashbury – San Francisco – Califórnia/EUA

Pela rota dos vinhos californianos – Califórnia/EUA

Meus “brazilian friends” no intercâmbio – Califórnia/EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s